A então ocorre a polêmica de um possível impeachment: todos querem saber quem é Rodrigo Maia e como pode “prejudicar o governo Bolsonaro”. Toda a história começou com as novas eleições para presidente da Câmara em que Maia estaria defendendo Baleia. O mesmo acabou perdendo inúmeros votos do DEM, PSDB e outros partidos. Arthur Lira ganhou as eleições e deve tomar o novo cargo de presidente. Dessa forma, com sentimento de aversão a Jair Bolsonaro e com a crença de que o mesmo comprou os votos para que Lira ganhasse, o ex-presidente da Câmara afirmou que iria assinar um dos mais de 60 pedidos de impeachment de Jair.
Partidos e história de Rodrigo Maia
Após ser traído pelo próprio partido DEM, tornou-se assunto nos últimos dias. Foi o 54º Presidente da Câmara dos Deputados e foram quatro anos, seis meses e 19 dias de mandato. Nos anos de 1997 a 1998 foi secretário municipal da Prefeitura do Rio de Janeiro e funcionário do Banco Icatu de 1993 a 1997. Já ficou ainda mais explícito que obteve uma longa trajetória para chegar onde está hoje.
Rodrigo Maia nasceu no Chile e somente em 2012 recebeu a cidadania brasileira. Seu primeiro mandato federal ocorreu aos 28 anos, em 1998, com 96 385 votos. Quatro anos depois, foi reeleito novamente, recebendo ainda mais votos: 117 229 de toda a população. Tempos depois, no ano de 2013 ele havia recebido a presidência da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Foi no ano de 2016 que decidiu trabalhar como presidente da Câmara, foi o mais votado entre todos os turnos, chegando a 285 votos, pouco menos que o atual Lira. O primeiro mandato seria terminado no dia 1.º de fevereiro de 2017, quando Eduardo Cunha sairia de seu cargo. No mesmo ano, candidatou-se novamente e ganhou com 293 votos para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados.
Pensamento conservador mas de centrão?
Em várias entrevistas se mostra ser do centrão mas também possui inclinações para a direita. É contra a legalização da maconha e do casamento de pessoas do mesmo sexo. Pontuou que esses assuntos são algo que devem ficar em segundo plano no mandato, que existem coisas mais importantes que isso. Atualmente, não possui pendências com a justiça. Contudo, foi alvo de investigações a operação Lava-Jato.