O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (sem partido), ganhou um cargo no governo de São Paulo. A nomeação do deputado federal, que exercerá a função de Secretário de Projetos e Ações Estratégicas, aconteceu nesta sexta-feira (20).
Na quinta-feira (19), o governador João Doria foi às redes sociais anunciar o novo membro do governo que, no cargo, terá a responsabilidade de agilizar os projetos de desestatização, acelerando as parcerias público-privadas e as concessões em andamento do governo do estado.
Em um vídeo, João Doria disse que a escolha por Rodrigo Maia aconteceu muito pelo tempo em que o parlamentar passou à frente da Câmara. Isso porque, segundo o governador, a passagem dele como chefe da Casa serviu para fortalecer sua capacidade de dialogar com diferentes frentes.
“A experiência do Rodrigo Maia à frente da Câmara fortaleceu nele a capacidade de dialogar com governos, sociedade civil e setor produtivo, com eficiência e credibilidade. Todas as reformas que passaram sob sua liderança só foram possíveis por causa do diálogo, do senso de urgência e do olhar estratégico de quem sabe o que é verdadeiramente importante para o país”, afirmou Doria.
Em outro momento, o governador do estado ainda opinou que, durante o tempo que esteve à frente da Câmara, Rodrigo Maia foi essencial para a manutenção do equilíbrio do Estado Democrático de Direito, o que evitou rupturas institucionais.
Por fim, o governador afirmou que, sob a administração de Rodrigo Maia, no Congresso, os brasileiros viram pautas essenciais serem aprovadas como o Teto de Gastos, a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, o Marco do Saneamento, a Lei da Terceirização, o Novo Ensino Médio e o novo Fundeb.
Aos 51 anos, Rodrigo Maia está em seu sexto mandato como deputado federal. Essa não será a primeira vez que ele exercerá o cargo de secretário, pois, de 1997 a 1998, ele foi exerceu o posto na Prefeitura do Rio de Janeiro.
Leia também: Bolsonaro bate recorde de rejeição; veja os números