Ritmo circadiano, conhecido como relógio biológico, é o período de cerca de 24 horas no qual o nosso ciclo biológico se baseia. Diversos fatores têm influência, sendo o principal a luz. Tem uma grande influência na digestão, renovação celular e controle da temperatura do corpo.
Em outras palavras, também conhecido como ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia), designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos. Apresenta influência pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.
Nesse sentido, a maioria dos nossos hormônios seguem o ritmo circadiano e apresentam horários de maior ou menor produção, conforme as necessidades do nosso organismo.
Como funciona o ritmo circadiano?
Durante o dia, principalmente por influência da luz, é produzido o cortisol, que é liberado pelas glândulas suprarrenais. Este hormônio geralmente é baixo à noite durante o sono e aumenta no início da manhã, para aumentar a vigília durante o dia.
Durante a noite a produção de cortisol diminui e aumenta a produção de melatonina, que ajuda a induzir o sono. O hormônio de crescimento também tem seu pico à noite, nas fases profundas do sono.
Alteração
O ritmo circadiano pode encontrar-se alterado em algumas situações, podendo causar distúrbios no sono e originar sintomas como sonolência excessiva durante o dia e insônia durante a noite. Pode, até mesmo, causar problemas mais graves na saúde, como doenças cardiovasculares, obesidade.
Por fim, vale dizer que o nosso corpo é de fato como um reloginho. Por isso, é fundamental que sigamos uma rotina com hábitos saudáveis. E, é claro, sempre ter o acompanhamento médico para monitoramento.
Gostou do artigo? Então deixe o seu comentário e compartilhe com amigos e familiares!