Existem no mercado diversas outras criptomoedas que atualmente estão chamando atenção. Além do Bitcoin, a moeda digital Ripple é uma delas, que passou a se destacar em 2017, quando se valorizou muito e subiu cerca de 36% do seu valor no ano.
O diferencial é que ela é controlada pela empresa privada de mesmo nome, a Ripple Labs. A companhia trabalha com transações de dinheiro de forma global e, com isso, resolveu investir na tecnologia Blockchain, para mandar dinheiro também entre países diferentes.
O que é Ripple?
Ela é uma forma de enviar transferências de dinheiro para outros países, através da moeda. O que chamamos de token XRP, uma maneira de financiar taxas de transações que acontecem entre instituições financeiras de bancos de países diferentes, e por isso, é mais fácil comprar e vender Ripple.
Além disso, a moeda digital também tem função de moeda ponte. Por exemplo, no caso de o banco não trabalhar com a sua moeda, de real para dólar, é possível converter o dinheiro em Ripple e depois passá-lo para dólar.
História
A Ripple foi centralizada através de uma empresa privada, onde há vários servidores que ficam o dia todo processando transações. Isso significa que não há necessidade de minerar a criptomoeda, já que elas não são mineráveis.
Sendo assim, se trata de um sistema de liquidação em tempo real. A ideia era de criar uma forma de pagamentos Ripple, desenvolvido por Ryan Fugger em 2004, mas a construção da moeda só aconteceu em 2012 quando Jed McCaleb e Chris Larson tomaram a frente do projeto.
Valor e capitalização
A ideia de transformar uma transação internacional em algo sem custo e mais rápido, se tornou escalável rapidamente. As transações são feitas a cada 3 ou 5 segundos, mas o tempo de validação varia de cada instituição. É possível adquirir e armazenar Ripple em qualquer corretora, transformando em um ativo da sua carteira de investimentos.
Tendo isso em mente, e ao pensar que a Ripple é uma moeda não minerável proof of work, o valor dela gira em torno de R$ 2,65. Possui aproximadamente 1,2% de dominância no mercado e está em 7° lugar no ranking.