Os moradores do estado do Rio de Janeiro não tiveram uma boa notícia nesta semana. Isso porque a conta de luz ficará ainda mais cara por conta do reajuste da tarifa pela Light, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica. Com isso, fica ainda mais importante se atentar a alguns aspectos importantes da sua casa para tentar economizar até 30% da sua conta de luz.
Apesar disso, a conta de luz deve ficar mais cara para todo o Brasil, dado que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que aprovou empréstimo para as companhias de energia. Com isso, o consumidor terá um aumento na conta de luz a partir de 2023. Dessa forma, é hora de se atentar a algumas dicas para reduzir a sua conta de luz e, claro, os seus gastos com energia.
A conta de luz vai ficar mais cara
A conta de luz vai aumentar de preço em todo o Brasil, especialmente no estado do Rio de Janeiro. Isso ainda é reflexo do fraco regime de chuvas que o país sofre, que afeta diretamente a produção de energia. Com isso, o consumidor terá que pagar contas mais caras e nessas horas é importante saber o motivo das altas.
O aumento na conta de luz vai acontecer por conta do fraco regime de chuvas de 2021. Com a falta de água, as hidrelétricas, principais produtoras do país, ficaram com capacidade reduzida, o que aumenta o preço. Dessa forma, as empresas ficaram com prejuízos decorrentes dessas operações. Para salvar isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a captação de empréstimos dessas empresas com bancos públicos e privados. E para cobrir os juros desse prejuízo, a agência decidiu repassar o custo ao consumidor, como forma de tentar equilibrar as contas das empresas, ao mesmo tempo em que diminui o consumo de energia no país.
Dessa forma, a conta de luz vai pesar ainda mais no seu bolso. Para evitar isso, algumas dicas são essenciais.
Como economizar nessas horas?
Existem diversas dicas para você economizar no seu consumo de energia elétrica. Com isso, a sua conta de luz pode baixar de preço ou, ainda, ter uma variação menor que a esperada. Dessa forma, o impacto no seu bolso pode ficar ainda menor.
A primeira dica é para a principal vilã de casa: a geladeira. Por ficar ligada 24 horas por dia, ela gasta cerca de 30% da sua luz. Por isso, evite abrir a porta da geladeira seguidamente. Isso reduz o consumo de energia. Além disso, procure ter modelos mais modernos, que economizam bastante luz. Para os aparelhos que não tem o descongelamento automático, é preciso desligá-la da tomada e tirar o excesso de gelo mais seguidamente. Isso evita o consumo de energia em até 15%. Por último, evite colocar o aparelho perto de fontes de calor, como fogão e fornos.
Para as luzes, é hora de comprar as lâmpadas de LED. Elas consomem menos energia e dão mais brilho à sua casa. Além disso, pode ser uma boa hora para fazer uma cotação de energia solar e ver se as parcelas ficam menores que a sua atual conta de luz.