A cidade do Rio de Janeiro está vivendo mais um dia de caos neste sábado (2). De acordo com as informações oficiais, a capital carioca está em estado de atenção desde às 10h45. Esse é o terceiro estágio mais forte dentro de uma escala que vai até cinco.
Pelo menos até a publicação desta matéria, não há registros de deslizamentos ou de vítimas por causa das chuvas. Seja como for, como o próprio nome do estágio já diz, o momento é de total atenção. Isso porque está chovendo muito e qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento.
Segundo informações de centros de meteorologia as áreas mais críticas são a Zona Sul e a Zona Oeste. Mas mesmo por lá não há registros de vítimas. Só o que se vê é uma grande quantidade de água provocando alagamentos nas vias da cidade.
Por volta das 11h03 desta manhã, os setores de Defesa Civil da cidade ligaram 21 sirenes de avisos nas comunidades. Foram elas: Rocinha, Chácara do Céu, Barão, Juramento, Morro do Céu, Pretos Forros, Parque Silva Vale, Rua Brício de Moraes e Ouro Preto.
Por isso, se você mora em algum desses bairros, é melhor ter ainda mais atenção com a chuva. Isso porque o Rio de Janeiro costuma sofrer diante de toda essa situação. A qualquer sinal de perigo, o melhor é ir para uma casa mais segura o mais rápido possível.
Chuvas no Rio de Janeiro
O prefeito Eduardo Paes (DEM) está neste momento no Centro de Operações do Rio de Janeiro. É por lá onde os gestores conseguem ter um panorama de toda essa situação das chuvas. Vale lembrar que esse é apenas o segundo dia do mandato de Paes à frente da prefeitura do Rio.
“Nossa preocupação é ter o time atento, Secretaria de Conservação, Comlurb, todo mundo mobilizado, para dar as respostas o mais rápido possível”, disse o prefeito em entrevista para vários jornais locais do Rio de Janeiro.