Desempregados, estudantes e aqueles que buscam qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho podem se candidatar a uma das 12.456 oportunidades oferecidas pelo estado do Rio.
São vagas para contrato fixo e estágio nas mais diversas áreas de atuação. Assim, são ótimas oportunidades para quem busca um trabalho agora em 2022, depois que os últimos dois anos foram ruins para o setor por conta da pandemia do coronavírus, que acabou com diversas oportunidades.
Veja também: Brasanitas abre novas vagas de emprego para Auxiliar de Limpeza, Porteiro e mais
No município do Rio
Nesta semana, a Secretaria do Trabalho e da Receita da cidade do Rio de Janeiro anunciou 878 vagas para todos os níveis de ensino nas áreas de negócios, alimentação e construção civil. Do total, 593 vagas são para trabalhadores com deficiência (PCDs). Os salários variam de 1.300 reais a 5.000 reais, segundo o secretário.
Esta lista inclui dez trabalhos de mecânico de reparo de máquinas industriais. Para concorrer é necessário ter ensino médio técnico em mecânica ou eletromecânica, experiência comprovada em portfólio e capacidade de trabalhar próximo a Madureira. O salário é de R$ 2.050 mais benefícios.
Veja também: Empresa Amaggi está com mais de 85 vagas de emprego abertas
Os interessados devem enviar CV para vacancy.smte@gmail.com ou dirigir-se a um dos centros municipais de emprego da Ilha do Governador, Tijuca, Jacarepaguá, do Dendê, Santa Cruz e Campo Grande (Rua Coxilha s/nº).
Para oportunidades para trabalhadores com deficiência, é necessário enviar currículo para o e-mail vacapcd.smte@gmail.com ou para o posto de trabalho do CIAD Mestre Candeia (Avenida Presidente Vargas 1.997) que atende esses profissionais. As unidades funcionam das 9h às 16h.
Nos postos do Sine
Nesta semana, a Secretaria Nacional do Trabalho e da Receita (Setrab) anunciou 1.032 vagas para as regiões Metropolitana, Paraíba Central e Rio Serrana. Os destaques incluem oportunidades para diferentes cargos e níveis de escolaridade, como médicos, executivos, enfermeiros e fonoaudiólogos. As vagas são oferecidas por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Veja também: Raia Drogasil tem vagas de emprego disponíveis; veja os cargos
O total de vagas de emprego na Região Metropolitana do Rio chegou a 441, sendo 219 destinadas a pessoas com deficiência (PCD). Entre as oportunidades amplamente contestadas estavam 30 chefes de serviços de limpeza, 50 motoristas de ônibus e 10 empacotadores (neste caso, exigindo que ele se aposentasse). Para PCD, 50 oportunidades para telemarketing, 45 oportunidades para caixas, etc.
Para se inscrever ou atualizar o cadastro no Sine, é necessário ir a uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) levando seus documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/Pasep/NIT/NIS e CPF.
Para consultar o endereço das unidades Sine e os detalhes de todas as vagas oferecidas, acesse o site oficial.
Estágios
Nesta semana, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) teve 1.667 estágios disponíveis em todo o estado do Rio. A agência alertou que é crucial atualizar as informações cadastrais, pois o número de vagas continua a mudar. As oportunidades podem ser visualizadas no site http://www.ciee.org.br.
Para ensino superior, há 940 vagas em várias regiões: Barra Mansa, Campos, Duque de Caxias, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Rio de Janeiro, Tês Rios e Teresópolis. Os estágios são para Administração, Comunicação Social, Construção civil, Ciências Contábeis, Design, Educação, Informática, Jurídico, Letras, Marketing e Produção Mecânica, entre outras áreas.
Para o ensino médio, são 727 oportunidades. As oportunidades são para estágios, técnicos de gestão, técnicos de saúde, técnicos agrícolas, técnicos de informática e técnicos de ambiente, entre outros.