A superestrela do pop Rihanna e a ativista climática Greta Thunberg atraíram a ira do governo da Índia. A justificativa são os tweets em apoio aos enormes protestos contra as novas leis agrícolas no país. Dezenas de milhares de agricultores acamparam nos arredores da capital Nova Délhi desde novembro. Eles pedem a revogação das leis que temem permitir que grandes corporações comprometam o setor.
Rihanna, que tem mais de 100 milhões de seguidores no Twitter, escreveu “por que não estamos falando sobre isso ?! #FarmersProtest”, com um link para uma notícia sobre uma repressão do governo que incluiu um apagão de internet. O comentário foi retuitado mais de 230 mil vezes e recebeu mais de meio milhão de likes de usuários.
Ela foi acompanhada por várias personalidades internacionais, incluindo políticos dos Estados Unidos e do Reino Unido, que expressaram solidariedade aos agricultores em protesto.
A ativista sueca Greta Thunberg, uma das mais principais ativistas ambientais do mundo, também tuitou uma história sobre o apagão da internet, dizendo: “Somos solidários com o #FarmersProtest na Índia”.
Também houve o apoio da sobrinha do vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, cuja mãe nasceu na Índia. “TODOS nós deveríamos estar indignados com as paralisações da Internet na Índia e a violência paramilitar contra os manifestantes de agricultores”, tuitou Meena Harris.
Tweets irritam o governo da Índia
Os tweets de celebridades internacionais desencadearam uma tempestade online na Índia. Os protestos dos agricultores se tornaram um dos maiores desafios para o primeiro-ministro hindu Narendra Modi desde que assumiu o poder em 2014, de acordo com a mídia internacional.
O governo da Índia se irritou com os comentários internacionais sobre os protestos, chamando-os de “assunto interno”. Além disso, comunicou que “grupos de interesses pessoais” tentam mobilizar apoio contra o governo.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia disse nesta quarta-feira (3) que as celebridades precisam de “uma compreensão adequada das questões”. “A tentação de hashtags e comentários sensacionalistas nas mídias sociais, especialmente quando recorridos por celebridades e outras pessoas, não é acurada nem responsável”, afirmou em nota, com as hashtags #IndiaTogether e #IndiaAgainstPropaganda.