A era da tecnologia chegou a todos os espaços, obrigando o ser humano a sucumbir à nova realidade e a se atualizar. Um exemplo dessa necessidade de atualização, é o uso dos documentos nos dispositivos móveis, afinal muitos documentos brasileiros são digitais. Sendo assim, o melhor caminho para quem vive em um tempo em que a tecnologia muda tudo, a todo instante, é aproveitar a praticidade e eficiência dessa modernidade em diversas áreas.
Vale destacar que essas transformações fica mais evidentes pela digitalização de um grande número de documentos oficiais. Ou seja, assistimos a uma grande revolução em nossos tempos, que apesar de silenciosa, é muito significativa e pode impactar milhões de brasileiros.
Quer conhecer todos os documentos que já existem na versão digital? Continue a leitura do texto até o final!
Nesse momento em que muitos documentos brasileiros são digitais, o que muda no RG?
Primeiramente vale ressaltar que atualmente o Registro Geral, famoso RG é de responsabilidade do estado. Entretanto, o governo federal tem planos de fazer uma reformulação do documento atual, substituindo pelo CIN (Carteira de Identidade Nacional), que é um documento único, com padrão nacional. Afinal, ele vai integrar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único identificador, com o objetivo de impedir que haja falsificações.
Embora já seja possível emitir a CIN em algumas regiões do país, ainda não houve a adesão total. O governo estabeleceu como prazo máximo para a completa transição, o dia 6 do mês de novembro deste ano (2023).
Desse modo, nas localidades onde a implantação já teve início, os brasileiros podem fazer a requisição da identidade nacional em agências de identificação. Em seguida, a CIN poderá ser usada no formato digital, por meio do aplicativo gov.br, nas versões para Android e iPhone (iOS).
Vários documentos brasileiros são digitais, entre eles a CNH
Cabe destacar que a Carteira Digital, como muitos brasileiros a identificam, é a versão digital da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e tem o mesmo valor legal da versão física. Assim, para obter a Carteira Digital de Trânsito, basta que a CNH física contenha um código (QR Code). Desse modo o motorista precisa:
- Baixar o app que corresponde ao documento;
- Autenticar utilizando a conta GOV;
- Fazer a leitura do QR Code e confirmar os dados.
Outros documentos acessíveis na versão digital
Além dos documentos que destacamos acima, muitos outros já são possíveis de utilizar na forma digital. Entre eles estão:
- O comprovante do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- A carteira de trabalho (CTPS);
- O título de eleitor;
- O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Ademais, também é possível acessar dados referentes a área da saúde através do app ConecteSUS. Podendo conferir dados sobre a carteirinha de vacinação e consultar resultados de exames, ou até mesmo descobrir unidades de saúde mais próximas.
Por fim é importante destacar a importância destes avanços digitais que significam uma relevante modernização no modo como as pessoas lidam com seus documentos. Facilitando, portanto, o acesso a diversos serviços, com muito mais praticidade e eficiência.
E você gostou de saber quais documentos brasileiros são digitais? Compartilhe conosco a sua opinião sobre essa modernização.