Um número crescente de cidadãos está solicitando o recálculo de suas pensões depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu a favor dos contribuintes do INSS em sua revisão de toda a história do programa. Por isso que hoje, iremos apontar quando vale a pena solicitar a revisão da vida toda.
Esses aposentados estão trabalhando ativamente para aumentar seus benefícios.A mudança se aplica aos aposentados que se aposentaram entre 1º de janeiro de 1999 e 12 de novembro de 2019.
No entanto, também se aplica àqueles que se aposentaram mais tarde, mas eram elegíveis para aposentadoria durante o período de tempo relevante.
A mais recente reforma impulsionada pelo governo Michel Temer e é resultado de mudanças nas regras previdenciárias entre os anos referenciados. Além disso, o segurado deve ter começado a fazer contribuições previdenciárias antes de julho de 1994, ano em que o Plano Real entrou em vigor.
Como é na prática a Revisão de Vida Toda?
O contribuinte deve ter todas as suas contribuições, mesmo aquelas feitas antes de julho de 1994, refletidas no cálculo do benefício com o auxílio de uma ferramenta chamada Revisão.
Assim, as pessoas que tiveram salários de contribuição mais altos antes de 1994 podem se beneficiar da revisão se isso afetar o cálculo de suas indenizações. Isso se deve ao fato de o cálculo normalmente ignorar tais valores.
Mas, o beneficiário pode não se beneficiar do recálculo, que é um dos grandes riscos da Revisão: a diminuição do valor. É fundamental fazer uma análise prospetiva dos contributos prestados ao longo da vida profissional e traçar paralelos com o benefício obtido no presente.
Afinal, o preço da inflação subiu com o passar dos anos. Portanto, você precisa solicitar essa revisão para calcular quanto dinheiro você tem direito. Afinal, essa revisão vai definir quanto você contribui e deveria estar recebendo considerando as mudanças ocorridas durante todos os anos. Portanto, veja como proceder para conquistar melhorias no seu benefício:
Importância de contratar um advogado previdenciário neste momento
Se o advogado determinar que há mérito para o caso, ele entrará com uma petição no tribunal para que o benefício de aposentadoria de seu cliente seja recalculado.
Também é importante observar que o Instituto Nacional do Seguro Social não deve fazer demandas diretas para a Revisão da Vida Toda. Portanto, você vai precisar de um advogado para conhecer todas as leis que dão direito à revisão do pagamento.
Então, procure um advogado se você é uma pessoa que pode solicitar revisão da vida toda. Afinal, você tem direito à mudança no seu benefício para melhor a partir de agora.
Com isso, você vai definir se essa revisão da vida toda vai trazer benefícios para sua vida. Se não, você deixa como está e segue a vida sem solicitar mudanças posteriores.
Saber se é vantajoso ou não, é o primeiro passo, para garantir que a sua aposentadoria não mude de valor para menos. Afinal, de nada adianta solicitar a Revisão da Vida Toda, se não for para aumentar o benefício.
Agora queremos saber de você! Deixe-nos um comentário sobre o assunto. Até a próxima!