Os investidores aproveitaram o pregão desta terça-feira (25) para buscar pechinchas. Após o tombo na véspera, cuja sessão ficou marcada pela aversão a ativos de risco, o cenário mudou completamente para o Ibovespa nesta terça.
Em resumo, o principal índice da Bolsa Brasileira disparou 2,10% na sessão, a 110.204 pontos. Com isso, eliminou as perdas de ontem (24) e agora acumula ganhos de 1,16% na semana. Já a parcial de janeiro tem valorização ainda maior, de 5,13%.
A saber, o dia ficou marcado pela atenção voltada aos Estados Unidos. Isso porque o Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, iniciou hoje a sua reunião para definir os rumos da política monetária do país.
O encontro, que acontece até amanhã (26), irá definir se o banco iniciará a alta dos juros no país ou se manterá a taxa básica entre 0% e 0,25%. Além disso, o mercado também irá saber se o Fed aumentará as retiradas dos estímulos na economia norte-americana.
Vale destacar que o próprio banco havia anunciado três altas dos juros no país em 2022. Contudo, a inflação americana chegou ao maior patamar em 40 anos. Dessa forma, o Fed se vê pressionado a agir para segurar a disparada da taxa inflacionária. E o principal instrumento do banco para conter esse avanço é o aumento dos juros.
No pregão, os investidores também repercutiram a aprovação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em relação ao convite formal ao Brasil para negociar sua entrada na entidade. Em suma, tornar-se membro efetivo da OCDE é considerado um “selo de qualidade”, o que impulsiona a economia da nação. Resta saber se o Brasil conseguirá tal feito.
Apenas 9 das 93 ações do Ibovespa caem nesta terça
Os bons ventos trazidos pela OCDE, somados à busca por pechinchas antes do resultado da reunião do Fed, deram bons frutos ao Ibovespa. Das 93 ações que compõem o índice, apenas nove fecharam o pregão em queda. Ao todo, entre compras e vendas, as ações movimentaram R$ 25 bilhões no dia. A saber, o valor supera a média diária de 2022, que está em R$ 22 bilhões.
Na sessão de hoje, os principais destaques positivos foram: Qualicorp ON (+7,52%), Locaweb ON (+6,44%), Cielo ON (+6,34%), Santander BR unit (+6,25%), JHSF Participações ON (+6,20%), Yduqs Participações ON (+6,02%) e Hapvida ON (+6,00%).
Por outro lado, os únicos recuos do dia vieram de: Suzano Papel ON (-2,59%), Sid Nacional ON (-2,04%), Apargatas PN (-1,60%), Gerdau PN (-1,47%), BRF ON (-0,90%), Klabin unt (-0,70%), Metalúrgica Gerdau PN (-0,52%), Usiminas PNA (-0,49%) e Braskem PNA (-0,14%).
Leia Mais: Preços do petróleo disparam em meio à restrição da oferta