A semana começou com fortes emoções para quem aguarda o resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Inicialmente marcada para esta terça-feira (30), a divulgação foi adiada pelo Ministério da Educação (MEC). Isso por conta de “problemas técnicos no sistema” que impediram que o prazo inicial fosse cumprido.
“A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado”, explicou o MEC, em nota publicada na noite desta terça-feira (30).
Sobre o Sisu
O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
Em resumo, o sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.
Ainda mais, a lista considera o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.
A saber, neste ano são ofertadas 264.360 vagas, distribuídas entre as 127 instituições de educação superior participantes do programa.
Repercussão nas redes sociais
O Brasil 123 já tinha adiantado aos nossos leitores o problema que milhares de candidatos vinham enfrentando ao longo da tarde desta terça-feira (30), para acessar o site dos resultados.
Aliás, as manifestações de insatisfação seguiram nas redes sociais no começo da madrugada desta quarta-feira (31).
Em tom de ironia, um candidato pontua sobre a divulgação inicial, que seria na terça-feira (30): “Eu falei dia 30 de janeiro, só não falei de que ano”.
“Imagina quem passou em medicina e agora descobre que o Sisu errou a nota”, questiona outro.
“Fingindo que não ligo para a minha classificação, para ver se o Sisu libera mais rápido”, postou outro candidato.
“Pronto, Inep, dia 31. Cadê a nota do Sisu”, cobrou a candidata.
“Eu não posso atrasar 1 minuto para a prova porque sou desclassificada, mas o Inep pode atrasar horas do resultado e a gente tem que aceitar tranquilamente?”, indagou outra candidata.
Com informações da Agência Brasil e do Ministério da Educação