Notícia mais do que esperada! O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do primeiro semestre de 2023.
No total, foram aplicadas inscrições de 205.177 candidatos para a disputa de 67.301 vagas em instituições particulares de ensino superior.
Então, a partir desta quarta-feira (15), os estudantes pré-selecionados devem fazer a complementação das informações das inscrições na página do programa na internet.
Mas fique atento ao prazo! O procedimento vai até às 23h59 do dia 17 de março.
Resultado do Fies
Clique aqui para fazer uma consulta com a conta gov.br.
Cabe ressaltar que diante do resultado do Fies, é necessário validar as informações apresentadas no ato da inscrição em até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, feita na página do Fies.
Assim, para validar, o pré-selecionado deve procurar diretamente a instituição de ensino superior, que irá informar ao estudante sobre o meio a ser utilizado para o recebimento da documentação exigida, se em formato físico ou digital.
A saber, a classificação é feita em ordem decrescente, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as demais regras do processo seletivo.
É interessante mencionar que Medicina, Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia foram os cursos mais procurados.
Ainda mais, de acordo com o MEC, em 2023, serão ofertadas o total de 112.168 vagas para o Fies.
VALE-GÁS em MARÇO? Alerta GERAL para quem recebe gás de cozinha gratuito
Lista de espera
Quem não foi selecionado nesta chamada do resultado do Fies é automaticamente incluído na lista de espera para disputar as vagas que não forem preenchidas.
Dessa forma, o candidato deve ficar atento às convocações, acessando o sistema de inscrição do programa.
E já deixe anotado: a convocação da lista de espera será feita entre 21 de março e 18 de maio.
Confira ainda: CAIXA TEM: liberado R$ 3.000 no aplicativo
Entenda o Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.
A partir de 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
Por fim, cabe destacar que o financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Secretaria de Educação Superior
Leia também: Calendário do Bolsa Família do mês de março: Conheça a programação de PAGAMENTOS