O cronograma de restituição imposto de renda 2021 até o momento já finalizou os pagamentos de 4 lotes da restituição do imposto, sendo que o quarto lote foi pago no dia 31 de agosto.
O crédito da restituição é realizado na conta bancária indicada na declaração do imposto. No entanto, pode acontecer por exemplo, da conta informada ser encerrada por diversos motivos, e diante desse cenário, é importante saber o que deve ser feito para que o contribuinte receba a sua restituição devidamente.
Continue a leitura e saiba como proceder.
Restituição Imposto de Renda 2021: Mudei a minha conta
Se a conta bancária do contribuinte foi encerrada e não pode ser utilizada para fins de restituição imposto de renda, acompanhe agora como agir.
Se a sua restituição ainda não foi liberada, ou seja, se você ficou para o próximo lote, você pode providenciar a alteração, mediante uma declaração retificadora, e assim, alterar os dados para a nova conta bancária.
Pode ainda utilizar o serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC.
Agora, se a sua restituição já foi processada e liberada, os valores da restituição são enviados ao Banco do Brasil e ficam disponíveis por 1 ano para resgate. Assim, para receber os valores, você deve informar novos dados bancários no site do Banco do Brasil.
Além disso, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), ou ainda corrigir as informações e solicitar um novo agendamento do crédito pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil.
Fique atento ao prazo, pois se o valor não for resgatado dentro de um ano, a restituição é devolvida para a Receita Federal. A restituição poderá ser requerida pelo contribuinte no prazo de 5 anos, contados da data em que a restituição foi encaminhada ao banco.
Assim, para solicitar o pagamento da restituição, solicite a restituição não resgatada no banco através deste link.
Quando será o pagamento do próximo lote?
As restituições de imposto de renda 2021 contemplam ao todo 5 lotes, sendo que os 4 primeiros já foram executados. O primeiro lote teve o pagamento realizado no dia 31 de maio, e o quinto e último realizará os pagamentos no dia 30 de setembro.
Por que não recebi minha restituição?
A primeira providência a tomar é consultar a situação da sua restituição. Você pode realizar a consulta pelo extrato da declaração, no sistema Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC.
As principais situações são:
- Ainda não chegou a sua data de recebimento, de acordo com o cronograma;
- Você está retido em malha fiscal;
- Você está em malha débito, ou seja, possui dívidas e a sua restituição será utilizada para compensá-las;
- As informações da sua conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada.
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