Como veiculado aqui no Brasil 123, na quinta-feira (30) foi realizado o pagamento do 2º lote da restituição imposto de renda de 2022.
Dessa forma, na ocasião o pagamento foi realizado diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte no momento da declaração.
Você mudou de conta e agora quer saber como proceder? Siga a leitura e tenha todas as orientações.
Restituição Imposto de Renda com mudança de conta
Se a sua restituição ainda não foi liberada, ou seja, se você ficou para um próximo lote, você pode providenciar a alteração, mediante uma declaração retificadora, e assim, alterar os dados para a nova conta bancária.
Pode ainda utilizar o serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC.
Agora, se a sua restituição já foi processada e liberada, os valores da restituição são enviados ao Banco do Brasil e ficam disponíveis por 1 ano para resgate. Assim, para receber os valores, você deve informar novos dados bancários no site do Banco do Brasil.
Além disso, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), ou ainda corrigir as informações e solicitar um novo agendamento do crédito pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil.
Fique atento ao prazo, pois se o valor não for resgatado dentro de um ano, a restituição é devolvida para a Receita Federal. A restituição poderá ser requerida pelo contribuinte no prazo de 5 anos, contados da data em que a restituição foi encaminhada ao banco.
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Quando será o pagamento do próximo lote?
As restituições de imposto de renda 2022 contemplam ao todo 5 lotes, sendo que os 2 primeiros já foram executados.
Lote |
Data |
1º |
31 de maio |
2º |
30 de junho |
3º |
29 de julho |
4º |
31 de agosto |
5º |
30 de setembro |
Por que não recebi minha restituição?
A primeira providência a tomar é consultar a situação da sua restituição.
As principais situações para não ter recebido a restituição são:
- Ainda não chegou a sua data de recebimento, de acordo com o cronograma;
- Você está retido em malha fiscal;
- Você está em malha débito, ou seja, possui dívidas e a sua restituição será utilizada para compensá-las;
- As informações da sua conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada.
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