Se você procura informações sobre restituição imposto de renda 2021, aqui você encontra!
Em primeiro lugar, é importante saber que desde a última sexta-feira (23), a Receita Federal abriu a consulta ao 3º lote de pagamento da restituição do IRPF 2021. Esse lote contempla também as restituições residuais dos exercícios de exercícios anteriores.
Assim, o crédito bancário para 5,068 milhões de contribuintes será realizado nessa sexta-feira (30), em um valor total de RS 5,8 bilhões.
Desse número, R$ 354,326 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo 13.985 contribuintes idosos acima de 80 anos; 95.298 contribuintes entre 60 e 79 anos; 8.987 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 36.616 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, foram contemplados 4,913 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 18 de maio de 2021.
Quer consultar o 3º lote? Veja como!
Para saber se receberá o pagamento da sua restituição do imposto de renda neste próximo lote, acesse a página da Receita Federal na internet, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.
É interessante informar ainda que no site você encontra orientações e canais de prestação do serviço, o que permite a consulta simplificada ou a consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC.
Calendário de pagamentos da restituição do imposto de renda
Para o programa completo de pagamentos da Receita, serão realizados 5 lotes, sendo que os 2 primeiros já foram concluídos.
Lote |
Data |
1º |
31 de maio |
2º |
30 de junho |
3º |
30 de julho |
4º |
31 de agosto |
5º |
30 de setembro |
Como será realizado o pagamento deste 3º lote?
O pagamento de restituição imposto de renda 2021 será realizado naquela conta bancária que foi informada na sua declaração.
No entanto, se ocorrer algum problema na realização do crédito, como por exemplo, se a conta informada tiver sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Dessa forma, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Acontecendo de o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá realizar a solicitação pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, “Meu Imposto de Renda”, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Existe alguma prioridade de pagamento nas restituições?
Os pagamentos obedecem à uma fila de entrega, ou seja, o contribuinte que envia a declaração antes, recebe a restituição primeiro.
Somente os idosos, as pessoas com deficiência e os professores têm preferência no pagamento da restituição do imposto de renda, ou seja, recebem antes dos demais contribuintes.
Recebo um aviso sobre o lote da minha restituição do imposto de renda?
Saiba que a Receita Federal não informa previamente aos contribuintes em qual lote de restituição estarão contemplados.
Assim sendo, o mecanismo oferecido pela Receita é a abertura, normalmente uma semana antes da data de pagamento, da consulta ao lote, para que o cidadão possa verificar se está contemplado ou não naquele que será o próximo a ser pago.
Leia ainda: Auxílio Emergencial: PENÚLTIMO pagamento da 4ª parcela para Bolsa Família final 9 e nascidos em novembro