A Receita Federal abriu consulta, nesta quinta-feira (24), ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de março. Ao todo, 212.711 contribuintes que declararam o IRPF em anos anteriores foram contemplados com o lote.
O valor total dos pagamentos chega a R$ 210 milhões e ocorrerá na próxima semana, no dia 31 de março. De acordo com a Receita, 2.790 contribuintes têm mais de 80 anos e 21.540 têm entre 60 e 79 anos. Já outros 2.199 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave, enquanto 7.542 têm o magistério como principal fonte de renda.
Em resumo, estes contribuintes haviam caído na malha fina quando entregaram suas declarações, mas acertaram as contas com o Fisco e vão receber a restituição do valor.
Como fazer a consulta ao lote?
O contribuinte que deseja saber se teve a declaração liberada deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, o contribuinte só precisará clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”.
A pesquisa também poderá ser feita através do aplicativo da Receita para tabletes e celulares smartphones. Em suma, o aplicativo permite a consulta de informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF diretamente nas bases da Receita Federal.
A propósito, o contribuinte que não estiver na lista de beneficiados com este lote residual, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Dessa forma, poderá ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.
Caso haja alguma pendência, o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora à Receita Federal para regularizar sua situação. Depois disso, basta esperar os próximos lotes da malha fina.
Os interessados em conseguir orientações para realizar este procedimento podem clicar aqui.
Veja o que fazer se o dinheiro não cair na sua conta
O crédito da restituição do IRPF cai diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda. No entanto, caso a restituição não seja depositada por qualquer motivo, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB).
Diante desta situação, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB. Caso prefira, pode ligar para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Vale destacar que o cidadão precisará disponibilizar uma conta bancária no próprio nome para resgatar o valor.
Após passar o prazo de um ano para a busca do valor da restituição no BB, a pessoa deverá requerê-lo no Portal e-CAC. Em síntese, o cidadão deve acessar menu “Declarações e Demonstrativos” e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve clicar no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Leia Mais: Serasa promove ‘drive-thru Limpa Nome’; saiba mais