Muitos contribuintes estão de olho na restituição do IR, ainda mais agora, que o segundo lote está prestes a ser pago. E se esse é o seu caso, hoje nós vamos explicar como você pode fazer a consulta dessa segunda etapa de pagamento, para saber se você está na lista de contemplados que devem receber.
Por isso, não deixe de ler até o final, pois essas dicas podem ser de grande ajuda.
Restituição do IR: como está o cronograma?
No dia 31 de maio, iniciou-se o pagamento da restituição do IR para contribuintes com valores a receber. A saber, tem direito a essa restituição aqueles que, ao entregarem a declaração do imposto de renda à Receita Federal, constatou-se que havia uma diferença entre o valor pago e o devido.
Desse modo, a Receita devolve esse montante para os cidadãos de forma escalonada. Primeiramente, recebem os grupos prioritários, que são, dentre outros:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Pessoas com 65 anos ou mais e/ou problemas mentais e outras comorbidades;
- Professores cujo magistério é sua principal fonte de renda;
- Pessoas que entregaram o modelo pré-preenchido e/ou optaram por receber por Pix.
No primeiro lote, cerca de 4,1 milhões de contribuintes receberam a restituição. Desse total, somente 5% (por volta de 204 mil) eram de optantes pelo modelo pré-preenchido e pelo Pix.
Quais as estimativas para o pagamento do segundo lote?
De acordo com a Receita Federal, devem receber a restituição do IR no segundo lote, cerca de 5,1 milhões de contribuintes. Enquanto isso, o valor dessas restituições deve ultrapassar a marca dos R$ 7,5 bilhões. A saber, esse é o valor mais alto já pago em um lote de restituição em todos os tempos.
Ainda segundo a RF, essas são as estimativas para o pagamento da segunda etapa:
- 130.088 pessoas idosas com 80 anos ou mais;
- 978.397 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- 70.589 pessoas com problemas mentais ou doenças crônicas graves;
- 468.889 cidadãos cujo magistério é sua principal fonte de receita;
- 3.490.513 cidadãos que optaram pelo Pix e pelo formulário pré-preenchido.
Como consultar o segundo lote de pagamentos?
Para saber se você está na lista dos contribuintes que receberão a restituição do IR nesta etapa, é só consultar nos canais de atendimento da Receita Federal:
- Aplicativo Meu IR, disponível gratuitamente para Android e iOS;
- Site oficial da Receita Federal;
- Portal fazenda.gov.
Para fazer a consulta, basta informar o CPF, a data de nascimento e o ano de exercício. Nessa última informação, selecione 2023.
Assim, você verá se sua declaração ainda está em fila de restituição, se seu pagamento será liberado neste dia 30 de junho, ou até mesmo se você caiu na malha fina.
Lembrando que, após esse lote, ainda teremos outras 3 rodadas de pagamentos, nos dias 31/07; 31/08 e 30/09.
Agora que você já sabe como consultar a restituição do IR, coloque essas dicas em prática e veja se você já recebe nesse lote!
Leia também: Pix Automático: Veja quando começa a valer a NOVA MODALIDADE