A liberação da consulta e do pagamento do terceiro lote da restituição do IR gera muita expectativa. Afinal, esse é o primeiro lote de pagamento que não abrange grupos de prioridades.
Assim, o cidadão comum fica curioso se sua restituição está inclusa. De acordo com divulgação da própria Receita Federal, o órgão deve contabilizar os contemplados neste lote durante essa semana, porém as consultas só serão liberadas no dia 24 deste mês. Contudo a secretaria anunciou que dará início aos depósitos e pontuou que nessa fase os pagamentos irão contemplar os contribuintes de fora do grupo prioritário.
Quer saber todas as informações sobre o pagamento desse terceiro lote de restituição? Continue a leitura do texto até o final!
Contemplados do terceiro lote de restituição do IR
Conforme mencionamos no início do texto, os primeiros lotes de restituição do Imposto de Renda tiveram como destino o pagamento das restituições dos diversos grupos que se enquadram nos critérios de prioridades para a Receita Federal.
Desse modo, esse é o primeiro lote a contemplar a população em geral. Poderão receber restituição nessa fase, contribuinte que:
- Mesmo pertencendo aos grupos de prioridade legal, não entregaram a declaração no prazo que a secretaria estipulou, fazendo o envio somente após o dia 10 do mês de junho ou ainda aqueles prioritários que entregaram conforme o prazo, entretanto estavam na malha fina e resolveram as pendências;
- Optaram pelo uso da declaração pré-preenchida que a Receita Federal colocou à disposição ou ainda quem escolheu o PIX como forma de pagamento ;
- Que não fazem parte de nenhum grupo prioritário de acordo com os critérios da Receita Federal e que entregou a declaração o mais cedo possível, nesse caso é necessário que não haja pendências.
Dados sobre os dois primeiros lotes de restituição do IR
Segundo dados da receita, o primeiro e segundo lote, que se destinou ao pagamento dos grupos prioritários e que teve liberação de pagamento em 31 de maio e 30 de junho respectivamente, contemplou milhões de contribuintes e atingiu valores na casa dos 15 bilhões. ficando assim distribuídos:
- Primeira remessa – 4,1 milhões de contribuintes – R$ 7,5 bilhões;
- Segunda remessa – 5,1 milhões de contribuintes – R$ 7,5 bilhões.
Nesses lotes houve a inclusão de 5.573.868 pessoas com prioridade legal. Esses grupos considerados prioritários para receita abrangem:
- Pessoas idosas com 80 anos ou mais;
- Pessoas idosas com 60 anos ou mais;
- Pessoas com deficiência(PCD);
- Portadores de doença grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O que é a restituição do imposto de renda
Por fim, vale saber que a restituição do Imposto de Renda nada mais é do que um acerto de contas entre governo e contribuinte. Desse modo, ela é referente aos valores em dinheiro que a Receita Federal deve devolver àquele contribuinte que acabou pagando mais tributo do que deveria. Assim, este acerto se realiza após o envio da declaração anual. Portanto os valores que a secretaria devolve é simplesmente porque o contribuinte pagou o imposto de forma antecipada ao longo do ano.
Para consultar o terceiro lote de restituição você precisa aguardar a data de liberação de consulta (24 de julho) e acessar o portal e-CAC ou ainda através do aplicativo Meu Imposto de Renda.
Agora que você já sabe como e quando consultar a restituição do IR, corra para descobrir se você foi contemplado neste lote. Volte sempre para mais informação.