Hoje é um dia muito esperado para milhões de contribuintes do país. Isso porque a Receita Federal liberou nesta terça-feira (24), a partir das 10h, as consultas ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2022. A saber, o pagamento se refere ao ano-base 2021.
Em resumo, o lote promoverá pagamentos a 3,38 milhões de contribuintes. O valor total das restituições chega a R$ 6,3 bilhões. Aliás, a Receita Federal abrirá apenas as consultas à restituição. Na verdade, o pagamento dos valores só ocorrerá em 31 de maio.
Por falar nisso, as restituições ocorrerão em cinco lotes. Isso quer dizer que, se você não estiver na lista divulgada hoje, poderá conferir os próximos lotes para ver se será contemplado.
A propósito, os pagamentos obedecem uma fila definida pela Receita Federal. Em suma, o contribuinte que entrega a declaração mais cedo tem chances maiores de estar no começo da fila.
No entanto, idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores não seguem essa fila, pois têm preferência no pagamento. Inclusive, o primeiro lote é quase totalmente destinado a esses grupos.
Além disso, vale destacar que o contribuinte que tiver feito alguma correção e, então, entregue uma declaração retificadora, perderá o seu lugar na fila. Em síntese, a data que a Receita Federal considera para a fila é a da retificação, não a da primeira declaração enviada.
As outras datas definidas pela Receita para o pagamento dos lotes foram:
- 30 de junho: 2º lote;
- 29 de julho: 3º lote;
- 31 de agosto: 4º lote;
- 30 de setembro: 5º lote.
Saiba como consultar o 1º lote de restituição
Embora o cronograma já tenha sido definido há tempos, o contribuinte não tem como saber quando terá direito à restituição. Isso porque a Receita Federal não disponibiliza a informação com antecedência.
Em síntese, a consulta aos lotes, geralmente liberada uma semana antes da data do pagamento, é a única forma de saber se o contribuinte estará no lote ou não.
Para saber se o pagamento foi liberado, a pessoa deverá acessar este link da Receita e informar o número do CPF e a data de nascimento. Apenas assim que a pessoa saberá se o seu pagamento foi incluído ou não no lote.
A saber, só terá direito à restituição do imposto de renda o contribuinte que pagou mais impostos do que deveria em 2021.
Por fim, vale ressaltar que a Receita Federal também libera nesta terça-feira as consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores. Em resumo, esses lotes se referem a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram sua situação.
Leia Também: Governo zera imposto de alimentos nesta segunda-feira (23); veja quais são