Desde o dia 23 de junho, está liberada a consulta ao 2º lote da restituição do Imposto de Renda. Com isso, os contribuintes já podem saber se vão a grana a que têm direito nesta etapa.
Aliás, vale ressaltar que a Receita Federal liberou o pagamento do 2º lote nesta sexta-feira (30).
De acordo com o órgão, o crédito vai alcançar 5.138.476 contribuintes e chega ao total de R$ 7,5 bilhões em pagamentos.
Ainda mais, é importante ressaltar que esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.
Números desse lote da restituição do Imposto de Renda
De acordo com a Receita, todo o valor será destinado a contribuintes que têm prioridade no recebimento. Ao total, são:
- Contribuintes idosos acima de 80 anos – 130.088;
- Contribuintes idosos entre 60 e 79 anos – 978.397;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave – 70.589;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério – 468.889;
- Contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX – 3.490.513.
Receita confirma 5 lotes ao total
A saber, o repasse dos pagamentos da restituição do Imposto de Renda seguirá um cronograma de cinco lotes, segundo informações da Receita.
Fique por dentro das datas:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
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Como consultar se estou nesse lote da restituição do Imposto de Renda?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Imposto de Renda”. Depois, basta clicar em “Consultar a Restituição“.
A Receita Federal lembrou que disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
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Pagamento
Para concluir, é fundamental lembrar que o crédito da restituição do Imposto de Renda é realizado na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Contudo, se por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal Banco do Brasil ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
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