Até o momento, a Receita Federal já concluiu o pagamento de 4 lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2023). Sendo assim, com o avanço do calendário, quem ainda não foi contemplado está ansioso para saber quando chegará o novo lote.
Então, por aqui você descobre quando será a aberta a nova consulta e também quando acontecerá o pagamento do lote.
Boa leitura!
MEGA-SENA: Caixa anuncia calendário de sorteios para o mês de OUTUBRO
4º lote de restituição do Imposto de Renda
Antes de tudo, vale lembrar que o quarto lote de restituição do IRPF teve o pagamento realizado no dia 31 de agosto.
Assim, de acordo com informações da Receita Federal, mais de 6 milhões de contribuintes receberam cerca de R$ 7,5 bilhões no total.
Veja ainda: Preciso entrar em contato com o NUBANK; como faço para falar com o banco?
Calendário do Imposto de Renda
De acordo com a Receita Federal, ao todo, neste ano, são 5 lotes de restituição do Imposto de Renda.
Confira a programação de todos os lotes (os já concluídos e o último que está por vir):
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Vale lembrar que geralmente a consulta do lote é aberta uma semana antes da data do pagamento. Sendo assim, você conseguirá verificar a partir do dia 22 de setembro.
Confira também: BOLSA FAMÍLIA DE SETEMBRO: Veja calendário de pagamentos, quem receberá antecipado, valores atualizados e empréstimo consignado
Onde é realizado o pagamento da restituição do IR?
Por fim, é importante lembrar que o pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Ainda mais, vale lembrar que a conta precisa estar no nome do declarante, admitidas as exceções no caso de contribuinte falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.
No entanto, se por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal Banco do Brasil ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Leia ainda: Qual será o novo valor do PIS? Veja quando o pagamento estará disponível