Atenção! Você tem direito à restituição do imposto de renda pessoa física (IRPF), mas ainda não recebeu? Então pode ter chegado a sua vez!
Saiba que desde às 10 horas desta quinta-feira (24), o lote de restituição do IRPF do mês de março de 2022 está disponível para consulta. Isso mesmo, você já tem como verificar se está entre os contribuintes contemplados.
A saber, esse lote inclui restituições residuais de exercícios anteriores.
O crédito bancário para 212.711 contribuintes será realizado no dia 31 de março, no valor total de R$210 milhões.
Curioso para saber se finalmente chegou a sua hora? Então siga a leitura para ter todas as orientações.
Como consultar esse lote de restituição do imposto de renda?
Acabe logo com a sua dúvida ao realizar uma consulta!
Para tanto, você deve acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A página irá apresentar orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Se você notar alguma pendência na declaração, providencie a correção por meio da declaração retificadora.
Ainda mais, saiba que a Receita disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Como eu recebo a minha restituição?
Vale destacar que o pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária que você informou na Declaração de Imposto de Renda.
Mas fique atento. Se a sua conta foi inativada, por exemplo, de forma a não permitir o crédito, você não perde os valores a que tem direito. Para resgatar, você deve entrar em contato com o Banco do Brasil para solicitar o agendamento do seu crédito.
No entanto, é preciso saber que o processo é solicitado diretamente no Banco do Brasil pelo período de um ano. Depois desse prazo, o contribuinte deve requerer o valor pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
PIX
Para a declaração do IRPF 2022, temos a novidade de informar uma chave pix para o recebimento da restituição do imposto de renda.
Leia também: Auxílio Brasil ultrapassa 18 milhões de famílias contempladas; veja como fica a fila de espera