Quando passamos da primeira quinzena do mês, a expectativa passa a aumentar para os contribuintes que ainda não receberam a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023.
E agora não está sendo diferente! Muita gente está em busca de informações a respeito do 4º lote do IRPF 2023.
Pagamento do 3º lote de restituição do Imposto de Renda
Quem está sempre acompanhando as atualizações do Brasil 123, sabe que o terceiro lote teve o pagamento realizado no dia 31 de julho.
Assim, de acordo com informações da Receita Federal, mais de 5,6 milhões de contribuintes receberam cerca de R$ 7,5 bilhões no total.
Consulta do IR 2023
De acordo com a Receita Federal, ainda estão por vir dois lotes de restituição do Imposto de Renda. Confira a programação:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Desse modo, vale destacar que geralmente a consulta de um lote é liberada uma semana antes do seu pagamento. Com isso, para o 4º lote, a consulta deverá ser aberta no dia 25 de agosto.
Leia também: Desenrola Brasil: CAIXA revela número SURPREENDENTE em dívidas renegociadas!
Como vou receber a restituição do Imposto de Renda?
Quando da liberação da consulta do novo lote do IR 2023, confirmado o seu recebimento, é preciso ter ciência de que o depósito da restituição é realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Ainda mais, vale lembrar que a conta precisa estar no nome do declarante, admitidas as exceções no caso de contribuinte falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.
Confira ainda: INSS: Tem algum pedido em análise? Veja como consultar a situação
O que aconteceu para eu ainda não ter recebido?
Se a grana ainda não caiu na sua conta, o primeiro passo é verificar a situação da sua restituição. A consulta pode ser feita pelo extrato da declaração, por meio da página “Imposto de Renda”.
A saber, de acordo com a Receita, entre os principais motivos para o não recebimento da restituição do Imposto de Renda estão:
- Ainda não chegou o seu momento: Neste caso, o Fisco aconselha que o contribuinte fique atento ao cronograma de recebimento da restituição;
- Você está em malha fiscal;
- Você está em malha débito, ou seja, possui dívidas e sua restituição será utilizada para compensá-las;
- As informações de sua conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada.
Veja também: Já está valendo? Veja como ficou o pagamento do PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM