Os contribuintes que entregaram a declaração do IRPF 2021 e que têm direito a receber uma restituição do imposto de renda podem ser contemplados em um dos 5 lotes de pagamento da Receita Federal.
A saber, três destes lotes já foram concluídos, e os valores são pagos diretamente na conta bancária indicada na declaração.
O que ocorre é que muitas vezes, em um descuido, os contribuintes entregam sem essa informação, ou ainda, podem ter a conta bancária que foi indicada na entrega da declaração do IR encerrada, por exemplo.
Assim, nesse artigo você encontra as orientações para resolver este problema.
Como consultar a minha restituição do imposto de renda?
Para saber se a declaração foi liberada ou caiu na malha fina, você deve acessar o site da Receita Federal e, depois, consultar o serviço ‘Meu imposto de Renda’ no Portal e-CAC.
O login é realizado através de um código de acesso. Caso haja inconsistências de dados, o contribuinte pode regularizar as pendências, retificando a declaração.
Como mencionado, o dinheiro é creditado na conta indicada no ajuste anual, desde que esteja em nome do titular.
Minha restituição está liberada, mas o valor não foi creditado, e agora?
O pagamento da restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) é efetuado pela Receita Federal do Brasil (RFB) por meio do Banco do Brasil.
Se após a liberação das restituições para pagamento a sua restituição não for creditada, você pode efetuar um agendamento para que o recurso seja disponibilizado em uma conta corrente ou de poupança de sua titularidade, no Banco do Brasil ou em qualquer banco.
Para o crédito em poupança, deve-se informar corretamente o número da conta de poupança, com base nas regras de numeração da instituição financeira de destino.
O agendamento só é devido para as restituições que forem encaminhadas pela Receita Federal sem a informação da conta para crédito, em decorrência de não indicação pelo contribuinte na Declaração de Imposto de Renda, ou que apresentarem inconsistência nos dados da conta por ele indicados.
No caso de inconsistências nos dados da conta, verifique com seu Banco o motivo da devolução da restituição e providencie novo agendamento indicando corretamente os dados.
Você pode comparecer à uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades).
A restituição ainda não foi liberada, posso mudar a conta bancária?
Se a sua restituição ainda não foi liberada, você pode retificar a sua declaração, informando os novos dados bancários ou pode utilizar o serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC.
Quando serão pagos os próximos lotes?
Como dito, os 3 primeiros lotes já foram pagos, restando 2 que serão creditados nos dias 31 de agosto e 30 de setembro.
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