A Receita Federal segue com o calendário de pagamento da Restituição do Imposto de Renda e assim libera mais um lote de pagamentos. Esse é o segundo lote que a receita libera, seguindo os critérios de prioridades. Esse ano a receita oportunizou para mais um grupo específico a chance de se enquadrar no grupo prioritário.
Contudo os valores individuais da restituição não tem agradado os brasileiros que receberam neste segundo lote. Mas os valores baixos podem ser resultado de uma escolha do próprio contribuinte. Assim, ao preencher sua declaração, optou por não declarar todos os gastos que poderiam ter valores dedutíveis.
Quer saber tudo sobre o segundo lote de restituição do IR? Continue a leitura até o final!
Dados sobre o 2⁰ lote da Restituição do Imposto de Renda
Vale lembrar que o IR (Imposto sobre a Renda) ou IRPF (Imposto sobre o Rendimento de Pessoa Física) não existe somente no Brasil. Essa é uma taxa que existe em muitos países pelo mundo afora. Assim, o tributo consiste em que cada indivíduo pague, obrigatoriamente, uma certa alíquota de sua renda à União.
Conforme mencionamos anteriormente, a Receita continua cumprindo o calendário de pagamentos do IR. Assim, o segundo sairá nesta semana. De acordo com dados do órgão do governo, cerca de 5,1 milhões de cidadãos receberão neste grupo. Isso dará um total de investimentos próximo de R$ 7,5 bilhões para efetuar o pagamento de todos. Todavia, o que está decepcionando alguns contribuintes são as quantias individuais.
Prioridade e datas do 2⁰ lote do Imposto de Renda
Segundo informações da Receita, o pagamento do 2º lote do imposto (IRPF) terá depósito no dia 30 de junho (sexta-feira). Nessa data, os valores serão transferidos para conta corrente que cada contribuinte informou ao preencher a declaração. O pagamento também pode ser via PIX pelo número de CPF do contribuinte.
Desse modo, como já citamos acima, surgiu um novo grupo de prioridades no recebimento, pois os contribuintes que optaram por receber através do PIX ganharam esse direito também. Desse modo a receita quis oferecer um incentivo para que os brasileiros escolhessem essa opção.
Contribuintes que seguiram sugestões da Receita na hora de fazer declaração
De acordo com informações da Receita, do montante de agraciados neste segundo lote, um quantitativo pouco superior a 5,1 milhões de indivíduos, ao menos 3,4 milhões são de contribuintes que resolveram acatar as recomendações do órgão.
Desse modo, obtiveram prioridade, assim como os que optaram pela versão pré-preenchida da declaração, outra regra do Leão, que dava direito à prioridade. O restante são pertencentes aos grupos de prioridades habitual da Receita federal (idosos, pessoas com deficiência, pessoas cuja maior fonte de renda vinda do magistério).
Como descobrir se está no 2⁰ lote do Imposto de Renda
A forma mais prática para verificar se os valores que o contribuinte deve receber está neste 2º lote de pagamentos da restituição do IRPF é realizar a consulta online. Desse modo, o contribuinte deve usar o App Meu Imposto de Renda e escolher o ícone “Consultar restituição”. Também é possível consultar realizando o acesso ao site da Receita Federal.
Pelo site, portanto, será necessário encontrar a opção “Imposto de Renda”, nessa aba escolher “Consultar restituição”, por fim informar o CPF e data de nascimento e o ano de exercício.
E você já verificou se tem direito a receber sua restituição do imposto de renda neste lote? Corra para verificar e volte a comentar conosco se ficou satisfeito com o valor.
Leia agora: Novidade sobre o PIX CHOCA os brasileiros