As consultas para o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022 serão liberadas nesta quinta-feira (23). Aos ansiosos de plantão, a espera vai acabar em poucas horas, já que a Receita Federal vai liberar as consultas a partir das 10h.
Em resumo, o segundo lote vai pagar R$ 6,3 bilhões a 4,25 milhões de contribuintes. No entanto, vale destacar que a restituição será depositada em 30 de junho, ou seja, daqui uma semana.
Isso porque a Receita geralmente libera as consultas uma semana antes dos pagamentos. Dessa forma, os contribuintes podem ver se o nome deles está no lote de pagamento e, caso julguem necessário, poderão questionar os motivos de não serem contemplados com a restituição.
Lotes seguem ordem pré-definida
Neste ano, a restituição ocorre em cinco lotes e obedece uma fila definida pela Receita. O primeiro lote já foi pago em 31 de maio e contemplou mais de 3,38 milhões de contribuintes com um valor total de R$ 6,3 bilhões.
Em resumo, o primeiro lote se destinou a pessoas com prioridade: idosos, pessoas com deficiência ou doença grave e professores. Esses contribuintes não precisaram enfrentar fila para receber sua restituição, pois têm preferência no pagamento.
Contudo, os demais cidadãos estarão nos lotes de pagamento de acordo com a ordem de envio da declaração do imposto de renda. Isso quer dizer que o contribuinte que entregou a declaração mais cedo tem chances maiores de estar no começo da fila.
Além disso, vale destacar que o contribuinte que tiver feito alguma correção, ou seja, tiver entregue uma declaração retificadora, perderá o seu lugar na fila. Em suma, a data que vale para a Receita Federal é a da retificação, não a da primeira declaração enviada.
Consulta ao segundo lote de restituição
Em suma, o cronograma de pagamento já foi definido há bastante tempo pela Receita Federal. No entanto, o contribuinte não tem como saber quando terá direito à restituição, pois o órgão não disponibiliza a informação com antecedência.
Para conferir se o pagamento foi liberado, o contribuinte deverá acessar este link da Receita e informar o número do CPF e a data de nascimento. Apenas assim que saberá se o seu pagamento foi incluído ou não no lote. Mas isso geralmente só pode ser feito uma semana antes da restituição. Aliás, veja abaixo o calendário de pagamentos dos últimos quatro lotes de restituição:
- 30 de junho: 2º lote;
- 29 de julho: 3º lote;
- 31 de agosto: 4º lote;
- 30 de setembro: 5º lote.
Por fim, vale destacar que só tem direito à restituição do imposto de renda o contribuinte que pagou mais impostos do que deveria em 2021. Ao enviar a declaração, o cidadão detalha os gastos que teve no ano passado, pois a Receita analisa os dados através de um sistema. Assim, define se houve pagamento superior, inferior ou correspondente aos impostos devidos.
Leia também: Nordeste tem os combustíveis mais caros do país; Bahia se destaca