O pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 aconteceu no dia 31 de julho. Na ocasião, de acordo com informações da Receita Federal, mais de 5,6 milhões de contribuintes receberam cerca de R$ 7,5 bilhões no total.
Então, quem não foi contemplado no mês passado, quer logo saber quando poderá realizar a consulta para confirmar se entrará ou não no 4º lote, o penúltimo do ano.
Mas saiba que já falta pouco! Continue a leitura e veja quando será o novo pagamento.
Consulta da restituição do Imposto de Renda 2023
De acordo com a Receita Federal, ainda estão por vir dois lotes de restituição do IR 2023. Consulte a programação:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Dessa forma, vale destacar que geralmente a consulta de um lote é liberada uma semana antes do seu pagamento. Com isso, para o 4º lote, a consulta deverá ser aberta no dia 25 de agosto, ou seja, já nesta sexta-feira.
Leia também: ÓTIMA NOTÍCIA! Vale Gás de R$ 108 cai na conta NESTA SEGUNDA (21)! Veja quem tem direito!
Como vou receber a restituição do Imposto de Renda?
A saber, quando da liberação da consulta do novo lote do IR 2023, confirmado o seu recebimento, é preciso ter ciência de que o depósito da restituição é realizado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Ainda mais, vale lembrar que a conta precisa estar no nome do declarante, admitidas as exceções no caso de contribuinte falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do país.
Confira ainda: Aprovado AUXÍLIO para mulher afastada do trabalho; saiba em quais condições
O que aconteceu para eu ainda não ter recebido?
Se a grana ainda não caiu na sua conta, o primeiro passo é verificar a situação da sua restituição. A consulta pode ser feita pelo extrato da declaração, por meio da página “Imposto de Renda”.
Em resumo, de acordo com a Receita, entre os principais motivos para o não recebimento da restituição do Imposto de Renda estão:
- Ainda não chegou o seu momento: Neste caso, o Fisco aconselha que o contribuinte fique atento ao cronograma de recebimento da restituição;
- Você está em malha fiscal;
- Você está em malha débito, ou seja, possui dívidas e sua restituição será utilizada para compensá-las;
- As informações de sua conta bancária estão erradas ou a conta foi encerrada.
Veja também: INSS: Carteira do beneficiário passa de 9 milhões de acessos; veja os descontos que pode ter