A Receita Federal alerta para a abertura nesta sexta-feira (22), da consulta do lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao ano-base 2020 e anos anteriores.
É importante explicar que os lotes residuais são aqueles que incluem contribuintes que caíram na chamada malha fina, e que após regularização, voltam ao direito da restituição.
A saber, serão contemplados 292.752 contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de R$ 448.523.681,10.
O pagamento será realizado no dia 29 de outubro.
Como consultar a restituição do imposto de renda?
O contribuinte deve acessar a página da Receita na internet. Então, no formulário apresentado, basta preencher os dados do seu número de CPF e data de nascimento, e clicar em “Consultar”.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e celulares smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.
Malha fina
Quando você envia a sua declaração de Imposto de Renda, ela passa por uma análise dos sistemas da Receita Federal, onde são verificadas as informações que você enviou, e elas são comparadas com informações fornecidas por outras entidades (terceiros), que também têm que prestar informações à Receita: empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros.
Dessa forma, caso seja encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação às informações apresentadas por terceiros, a sua declaração será separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal (ou “malha fina” como é popularmente conhecida).
Em setembro, a Receita Federal informou que quase 870 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021.
Entre os principais motivadores estão:
- Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual – 41,4%;
- Deduções da base de cálculo (por exemplo: despesas médicas) – 30,9%;
- Divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física – 20%;
- Deduções do imposto devido – 7,7%.
Como saber se estou retido em malha fina?
Para essa informação, acesse o Portal da Receita Federal na internet, o e-CAC. Faça o login, usando o seu CPF, código de acesso e senha.
Em seguida, clique na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIFR)”. Depois, vá até a aba “Processamento” e selecione “Pendências de Malha”.
Então você poderá ver se a sua declaração está em malha e ainda consultar o motivo pelo qual ela foi retida.
Depois de verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na sua declaração do Imposto de Renda, você deve enviar uma declaração retificadora.
Por fim, apenas quando a situação for solucionada é que o contribuinte terá a sua restituição incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.
Veja também: Auxílio Emergencial: Período do benefício apresentou queda de 50% nas contas atrasadas