A pandemia de covid-19 gerou impactos financeiros aos restaurantes do Rio de Janeiro. Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) e do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), 24% dos estabelecimentos tiveram redução de 50% a 75% do faturamento. Além disso, 22% tiveram redução de faturamento de 26% a 50% desde que a pandemia chegou ao país, em março de 2020.
Em consequência disso, 51% dos restaurantes tiveram que demitir funcionários. Logo, o número representa mais da metade dos comércios na cidade.
Outra constatação da pesquisa foi que 31% dos empresários que tinham mais de um restaurante precisaram fechar pelo menos uma de suas unidades no período.
Consequências da pandemia para restaurantes no Rio de Janeiro
Como aumentaram os pedidos de entrega em domicílio (ou em outro local onde o cliente estiver), 86% dos estabelecimentos usaram esse tipo de serviço para se manter. Dessa forma, entre os canais utilizados, os principais foram o aplicativo iFood (86%), o WhatsApp (64%) e o telefone (56%).
Além disso, quando houve a reabertura física dos estabelecimentos, após a flexibilização das medidas de isolamento social, 58% dos restaurantes no Rio perceberam queda no faturamento desse tipo de modalidade de atendimento (entregas). Por outro lado, 15% notaram aumento no faturamento de entregas.
Diante da vacinação da população, os empresários acreditam que as entregas representarão 34% do faturamento do setor em 2021.
Sendo assim, os três principais desafios mais citados pelos empresários para 2021 foram evoluir e ampliar os canais de vendas, dentro ou fora dos restaurantes (76%), ajustar a oferta com menu atrativo, competitivo e rentável (60%) e ampliar os canais de relacionamento e fidelização de clientes (60%).
As informações foram replicadas da Agência Brasil e mostram como a pandemia afetou e ainda afeta diversos comércios. Dessa forma, empreendedores precisam buscar soluções inovadoras para continuar os seus negócios. Sendo assim, no caso dos restaurantes no Rio e em outras cidades, o delivery e a oferta de pacotes para eventos em casa podem ser diferenciais.
Gostou dessa notícia? Deixe seu comentário no espaço abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais.
Veja mais:
Impulsionar o seu restaurante: como o marketing digital pode ajudar
São Paulo fechou mais de 50 mil bares e restaurantes na pandemia
Marketing digital para restaurantes: por que investir?