Aos poucos, funcionários do Dataprev estão começando a entrar em greve em vários estados do país. Pelo menos é o que dizem os sindicatos que representam a categoria. Esse trabalhadores são responsáveis, entre outras coisas, pelo Auxílio Emergencial.
É que são justamente eles que fazem o processamento dos pagamentos do benefício. Mas não só do Auxílio Emergencial. Os valores de benefícios previdenciários também passam por processamentos no Dataprev.
Nesta quarta-feira (10), o movimento grevista ainda parece pequeno. Até aqui, funcionários de apenas quatro estados já decretaram greve. Foram dos estados de Distrito Federal, Ceará, Paraíba, e Rio Grande do Norte.
Seja como for, a questão não é o tamanho que a greve tem agora, e sim o tamanho que ela pode chegar a ter. Em São Paulo, por exemplo, os funcionários irão começar a greve já na próxima sexta-feira (12). Pelo menos é o que garantem os funcionários.
Não há ainda informações sobre o impacto que isso pode ter em possíveis pagamentos do Auxílio Emergencial. Tudo vai depender da proporção que tudo isso vai tomar nos próximos dias. Seja como for, o Governo está tentando monitorar toda a situação.
Além do Dataprev
O objetivo do Governo é fazer com que os pagamentos do novo Auxílio Emergencial comecem já neste mês de março. Mas isso vai depender da aprovação ou não da PEC Emergencial no Congresso Nacional. Dessa forma, dá para dizer que não há nada concreto ainda.
Até porque mesmo depois da aprovação da PEC Emergencial, o Governo vai ter que esperar um tempo até editar uma Medida Provisória (MP). Essa é portanto a MP que vai gerar a prorrogação do Auxílio Emergencial no país.