Já pensou em ter uma reserva de emergência? Sabe o que é isso? Caso não saiba, nesse artigo, iremos te explicar mais sobre esse assunto. Esse tipo de economia pode livrar você e sua família de passar situações complicadas em caso de necessidade. Existem muitas formas de ter uma reserva de emergência e, para saber mais, acompanhe hoje essa matéria do Brasil 123.
O que é reserva de emergência?
Quem não sabe o que é reserva de emergência, por exemplo, sofreu mais durante os dois últimos anos com a pandemia do coronavírus. Assim, essa reserva financeira fez a diferença na vida de muitas pessoas que precisam de uma ajuda em momentos em que a renda habitual não apareceu. Sendo assim, de forma clara, ter uma preparação como essa é algo muito importante.
A reserva de emergência é um valor monetário que você guarda para uso em situações de emergência. Situações estas que demandam valores financeiros maiores do que o seu saldo bancário, como, por exemplo: doença, perda de emprego, reforma na casa, entre outros.
Calcular a reserva de emergência
Para saber quanto dinheiro é preciso para construir a reserva de emergência, é necessário calcular os gastos mensais da família durante o mês e prever um período em meses que considera adequado para que a reserva de emergência cubra.
Economistas sugerem que este período esteja entre 6 meses a 1 ano. No entanto, se não conseguir, é melhor ter um mês garantido do que nenhum.
Se você tiver dívidas não pagas, recomenda-se que você dê preferência a esses pagamentos, pois sobre eles incidem juros, que pode aumentar ainda mais o seu orçamento.
Outra opção, é buscar uma renda extra, seja a partir de um emprego ou pela venda de algo que não esteja em uso.
Como construir a reserva de emergência?
O ideal, portanto, é que inicialmente você planeje o orçamento familiar e determine um valor mensal para a reserva de emergência. Este valor deverá ser incluído no planejamento dos gastos fixos do mês, o que garante a sua relevância diante das outras contas.
Cortes nos gastos
Caso o seu orçamento esteja baixo, reveja seus gastos e corte aqueles que são considerados desnecessários. Por exemplo, lavar o carro toda a semana, você pode fazer isso quinzenalmente.
O valor guardado para emergência pode ser investido em produtos que tenham liquidez diária, que facilitam a retirada a qualquer momento. Exemplos de produtos de liquidez diária são:
- Contas remuneradas, que dão retornos diários de 100% do CDI (Certificado de depósito Interbancário);
- Aplicações em CDB, que dão retornos diários entre 90% e 100% do CDI;
- Tesouro SELIC.
Enfim, o caminho para construir sua reserva de emergência pode ser construído aos poucos com as dicas que acabamos de dar neste artigo.
Dessa forma, torne sua vida financeira mais fácil para você e sua família e tenha uma reserva de emergência. Afinal, nunca sabemos quando podemos precisar dela. Com poucos reais ao mês, muito possivelmente você poderá evitar passar por situações complexas em relação a sua vida.