O benefício do Auxílio Gás chega para os brasileiros em fevereiro com um aumento no número de pessoas contempladas, em relação ao mês de janeiro.
A saber, foram cerca de 100 mil novas famílias na folha de pagamento deste mês, levando o programa a um total de 5,6 milhões de beneficiários.
Segundo o Ministério da Cidadania, esses novos brasileiros inseridos para o recebimento do benefício são aqueles que atendem a todos os requisitos do programa e que puderam ser enquadrados de acordo com o orçamento disponível.
Auxílio Gás
De acordo com o Governo Federal, os pagamentos do subsídio que ajuda a compor o preço do gás de cozinha começaram em dezembro do ano passado. No entanto, nessa ocasião o repasse foi realizado para um grupo prioritário de cerca de 108 mil famílias.
A saber, o benefício foi destinado para aquelas pessoas que moram nas regiões fortemente atingidas pelas chuvas.
Calendário de pagamentos
O cronograma de repasses do Auxílio Gás é o mesmo utilizado pelo Programa Auxílio Brasil, portanto, é escalonado pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Em relação ao valor, saiba que em janeiro, o valor do repasse foi de R$ 52, e agora em fevereiro ficou em R$ 50.
- NIS de final 1 – 14 de fevereiro;
- NIS de final 2 – 15 de fevereiro;
- NIS de final 3 – 16 de fevereiro;
- NIS de final 4 – 17 de fevereiro;
- NIS de final 5 – 18 de fevereiro;
- NIS de final 6 – 21 de fevereiro;
- NIS de final 7 – 22 de fevereiro;
- NIS de final 8 – 23 de fevereiro;
- NIS de final 9 – 24 de fevereiro;
- NIS de final 0 – 25 de fevereiro.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Os critérios para elegibilidade são: famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Além disso, excepcionalmente nos primeiros 90 dias, terão prioridade de pagamento do benefício, nessa ordem: beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.
Vale destacar que o governo afirma não ter orçamento para atender todos os que estão no Auxílio Brasil atualmente, cerca de 18 milhões de pessoas. No entanto, garante que o Auxílio Gás será ampliado, e projeta que até setembro de 2023 todos os que estão no programa social serão beneficiados com o subsídio para a compra do gás de cozinha.
Veja também: PIS/Pasep: Novo lote é liberado para pagamento; veja o calendário