O terceiro trimestre de 2021 trouxe um resultado bastante positivo para o grupo Renner. A saber, o grupo, dono das marcas Renner, Youcom, Ashua e Camicado, alcançou um lucro de R$ 171,9 milhões entre julho e setembro, revertendo o prejuízo de R$ 82,9 milhões registrado no mesmo período de 2020.
Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia em março de 2020. Com isso, diversas atividades econômicas acabaram sofrendo fortes impactos no ano passado, principalmente aquelas que requeriam a circulação de pessoas. E o que os governos mais incentivaram foi o distanciamento social.
Para se ter uma ideia, apenas 38% das lojas da Renner estavam abertas no primeiro trimestre deste ano. Em resumo, a varejista de moda sofreu com a redução das pessoas nas ruas, especialmente na segunda onda da Covid-19 no país, principalmente em março e abril deste ano. Aliás, o setor de vesturário amargou fracos resultados no ano passado.
Agora, no terceiro trimestre, o grupo Renner conseguiu melhorar seu desempenho com o avanço da vacinação contra a Covid-19. A receita operacional líquida disparou 46,7% no comparativo anual, totalizando R$ 2,6 bilhões.
Da mesma forma, a receita com venda de mercadorias também disparou no período (+43,5%). Ao somar R$ 2,37 bilhões, o indicador superou em 22,7% o resultado alcançado no terceiro trimestre de 2019, quando o mundo ainda não enfrentava a Covid-19.
Enfraquecimento da Covid-19 fortalece desempenho do grupo
De acordo com o balanço trimestral do grupo, a pandemia cada vez mais enfraquecida impulsionou a volta dos consumidores às lojas físicas. “Desde a reabertura das lojas em meados de abril e com a retomada gradual da mobilidade, temos observado uma importante consistência no desempenho de vendas”, disse a empresa, em relatório.
“Além da maior mobilidade, a eliminação de restrições nas operações, assim como a boa aceitação da coleção primavera-verão também contribuíram para o ganho relevante de share no período”, acrescentou a varejista.
A saber, as vendas on-line cresceram 8,2% em relação ao terceiro trimestre de 2020, totalizando R$ 377,4 milhões no período. Esse crescimento reflete o aumento do consumo on-line, mesmo em um período de maior circulação de pessoas no país.
Por fim, o grupo Renner citou “os desafios de câmbio e inflação de matérias-primas e fretes”, que afetaram o desempenho da varejista no trimestre. Contudo, afirmou que o investimento em tecnologia permitiu aumento dos ganhos de produtividade, compensando em parte as perdas registradas.
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