O Governo Federal deu uma excelente notícia para quem tem dívidas atrasadas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Isso porque será possível renegociar as dívidas com desconto, de forma a ter 100% de isenção de multas e juros. Na prática, você parcela somente o valor devido da mensalidade.
Para especialistas, essa é uma excelente alternativa para quem quer limpar o nome, se desfazer dessas dívidas e quitar o FIES. Por isso, vale a pena olhar os condicionantes para a renegociação.
Renegociação ativa com o governo
Em linha com diversas medidas para limpar o nome dos brasileiros, o Governo Federal anunciou uma nova rodada de renegociação. Agora, o acordo será com quem tem dívidas atrasadas do FIES, programa de financiamento ao ensino superior em instituições privadas que atende, majoritariamente, pessoas de baixa renda.
Segundo as normas, a renegociação valerá para quem tem contas em aberto com o FIES de 2017 a junho de 2023. “Na verdade é quase que um Desenrola para as pessoas que estavam fazendo o Fies. No fundo, no fundo, eu posso dizer para as pessoas que estão nos ouvindo o seguinte: ô cara, se você está devendo ao Fies, está inadimplente, não se desespere. A partir de segunda-feira — não, a partir de agora, você pode procurar a Caixa, pode procurar o MEC, e você vai cuidar de saldar as suas dívidas com muito desconto para que você volte a estudar”, disse o presidente Lula.
Como o próprio presidente mencionou, o governo também lançou as renegociações do Desenrola Brasil para que cidadãos consigam limpar o nome. O resultado é uma inadimplência nos menores patamares dos últimos meses. Para quem tem dívidas com o FIES, o programa deve atender as cerca de 1,2 milhões de pessoas possuem dívidas com o programa, com débitos totais de R$ 54 bilhões.
Como quitar o FIES?
Se você é uma das pessoas que tem dívidas com o FIES, saiba que a renegociação é bastante simples e fica perto de você. Isso porque quem vai cuidar da renegociação são os bancos estatais: Caixa e Banco do Brasil. Com isso, basta entrar em contato com os bancos ou se direcionar a uma das agências dos bancos.
Nas agências, você poderá ver as condições de pagamento, além de tentar negociar prazos maiores e juros menores. Para quem não tem tempo de ir até uma agência, o FIES poderá ser renegociado através do telefone. Isso porque a Caixa e o Banco do Brasil prestarão atendimento pelo 0800 e pelos canais tradicionais de atendimento também.
Além disso, especialistas alertam que os inadimplentes do FIES devem selecionar parcelas que caibam no bolso. Por isso, é fundamental ter organização financeira antes de renegociar as parcelas.