A concessionária de energia Light prorrogou o mutirão de renegociação de dívidas. A decisão foi tomada após a iniciativa contar com a adesão de mais de 1.800 clientes. Desta forma, a ação será prorrogada até o final do mês de novembro.
O mutirão de renegociação de dívidas permite que os clientes inadimplentes parcelem os débitos em até 24 vezes no cartão de crédito. A medida também concede descontos de até 95% no valor total da dívida. No entanto, o percentual exato do desconto poderá variar de acordo com a dívida de cada pessoa em particular.
Os interessados podem fazer a renegociação de dívidas pela agência virtual da Light, basta selecionar a opção “parcelamento de débitos”. É importante mencionar que esta campanha é direcionada aos clientes que possuem, pelo menos, uma fatura em atraso no período igual ou superior a seis meses. Em caso de dúvidas sobre os débitos, também é possível verificar essa informação pelo site da concessionária de energia.
Em contrapartida, os consumidores que já fizeram uma renegociação de dívidas e possuem algum parcelamento ativo não serão autorizados a participar da ação. Já os que estão aptos, após selecionar o “parcelamento de débitos”, devem clicar em “avançar” e conferir as condições de parcelamento e pagamento. Para concluir a transação, basta inserir os dados do cartão magnético, seja ele de crédito ou débito.
Na oportunidade, o gerente de cobrança da Light, Rodney Argolo, declarou que esta é uma excelente oportunidade para os clientes quitarem os débitos e saírem da inadimplência. “Esta campanha permite que os clientes possam regularizar a sua situação junto à companhia. É uma chance única e a nossa ideia é oferecer condições muito vantajosas aos consumidores que têm, em média, 52% de desconto na negociação de débitos. Além disso, há uma outra facilidade: o cliente pode parcelar o pagamento no cartão de crédito, de qualquer bandeira, em até 24 vezes”, disse o gerente da companhia.
Esta não é a única ação de renegociação de dívidas que tem acontecido no momento. Durante todo esse mês de novembro acontece um mutirão de negociação de dívidas para pessoas físicas. O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira conta com a participação de 160 instituições.
O mutirão de negociação de dívidas é promovido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e o Senado Federal. Vale mencionar que a iniciativa vai muito além da renegociação das dívidas, pois também oferece cursos de educação financeira para os cidadãos inadimplentes.
Quem desejar negociar as dívidas, deve se cadastrar pelo site: consumidor.gov.br, criado pela Senacon, feito isso, é preciso selecionar a instituição na qual deseja negociar a dívida, para então registrar o problema, bem como o pedido de negociação. Então, basta aguardar pelo prazo de dez dias que a instituição tem para fazer a análise do pedido.