Você já ouviu falar nos rendimentos do PIS/PASEP? O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são programas governamentais que têm como objetivo promover a integração e a valorização do trabalhador brasileiro.
E uma das vantagens desses programas é a possibilidade de receber rendimentos, que são pagos adicionalmente aos saldos existentes nas contas.
Pensando nisso, neste texto vamos explicar como sacar esses rendimentos de forma simples e descomplicada. Fique com a gente e saiba mais!
Verifique se você tem direito aos rendimentos do PIS/PASEP
Antes de iniciar o processo de saque, é importante verificar se você tem direito aos rendimentos do PIS/PASEP.
Afinal, os rendimentos são creditados de acordo com o ano-base em que você trabalhou, sendo necessário ter ao menos 30 dias de carteira assinada no período.
Além disso, é necessário que a empresa onde você trabalhou tenha realizado o devido cadastro no programa.
Critérios para fazer o saque
Para sacar os rendimentos do PIS, é necessário se encaixar em alguns critérios adicionais. Em primeiro lugar, você precisa estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos.
Além disso, é preciso ter seus dados devidamente atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base considerado.
Com relação ao PASEP, os rendimentos se destinam a servidores públicos. O processo de saque é semelhante ao do PIS, sendo necessário cumprir os requisitos específicos para os servidores públicos.
Como sacar os rendimentos do PIS/PASEP
Após verificar se você tem direito aos rendimentos do PIS/PASEP, o próximo passo é realizar o saque.
Dessa forma, existem diversas opções disponíveis para facilitar o acesso a esses recursos.
Com os documentos pessoais em mãos, você pode se dirigir a um dos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal (no caso do PIS) ou ao Banco do Brasil (no caso do PASEP). Basta seguir as instruções na tela para efetuar o saque.
Outra opção é ir pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal, para sacar os rendimentos do PIS ou do Banco do Brasil, para o PASEP. É importante levar um documento oficial com foto, como RG ou CNH, e o número de inscrição no PIS/PASEP.
Ademais, ao chegar na agência, dirija-se ao setor responsável pelo atendimento do PIS/PASEP e solicite o saque dos rendimentos. O atendente lhe fornecerá as orientações necessárias para concluir o processo.
Outras formas de realizar o saque
Caso você não possua o Cartão Cidadão ou não possa comparecer pessoalmente a uma agência bancária, é possível realizar o saque por meio de uma procuração.
Nesse caso, você deve nomear uma pessoa de confiança para representá-lo no processo de saque. Contudo, a procuração deve ser feita de forma específica para esse fim e deve conter a sua assinatura reconhecida em cartório.
É importante ressaltar que o saque dos rendimentos do PIS/PASEP não têm prazo. Ou seja, mesmo que você não efetue o saque no ano em que os valores ficaram disponíveis, ainda é possível retirar o valor que se acumulou em anos anteriores.
No entanto, é recomendável realizar o saque o quanto antes para evitar a perda do benefício. Então, consulte se você possui rendimentos do PIS/PASEP para sacar e retire o dinheiro o quanto antes!