Você sabe o que é renda passiva? A renda passiva não depende do seu trabalho, desta forma, você não precisa trabalhar para obtê-la. Esse tipo de rendimento tem se tornado um grande foco da maioria das pessoas que querem alcançar boa qualidade de vida, sem tanto esforço. Assim, neste artigo, nós do Brasil123 iremos te dizer o que é a renda passiva e como fazer para obter a sua. Então, confira nossas dicas e se prepare para ter bons resultados a partir de hoje.
O que é renda passiva?
A renda passiva não depende do seu trabalho para que o dinheiro entre em sua conta. No entanto, apesar de exigir um pequeno investimento inicial, com o passar do tempo, você não precisará fazer nada para que ela exista.
Então, citaremos duas situações em que há a renda passiva. Na primeira situação, você pode estar aposentado e receber o benefício do INSS ou da previdência privada todo o mês. Na segunda, que é o objetivo deste artigo, você investe, guarda uma certa quantia de dinheiro inicialmente e depois irá receber os dividendos de ações, juros de aplicações ou outros rendimentos.
Como ter a sua renda passiva?
Existem, no mercado, várias opções para construir a sua renda passiva. Confiras as principais opções, a seguir.
Ações de empresas da Bolsa de Valores
Neste caso, você compra ações de empresas que estão na Bolsa de Valores, e recebe dinheiro pelo lucro delas com o passar do tempo. Então, entre as empresas boas pagadoras de dividendos, há a Gerdau (é a que mais pagou dividendos aos acionistas em 2021).
Outras opções consideradas boas para investir são as companhias de eletricidade, saneamento e telecomunicações que têm alta previsão de receita e baixa volatilidade de resultados.
Fundos Imobiliários
Comprar imóveis com baixo preço e os alugar garantirá renda passiva todo o mês. Assim, você pode monetizar usando sites como, por exemplo, o Airbnb, e alugar seu imóvel por pouco tempo. Outra opção é alugar aquele quarto que você não usa em sua casa. No entanto, é um investimento de baixa volatilidade, apesar de exigir manutenção, pagamento de impostos ou mesmo o pagamento de financiamento.
Outra opção é, portanto, o investimento em fundos imobiliários, que pagam dividendos no final de cada mês, que vem do aluguel dos imóveis. Esses são investimentos de baixo investimento inicial.
Invista em alguma coisa que seja perpétua
Você pode então investir em algo que seja perpétuo, como escrever um livro ou produzir conteúdo na internet. Você pode escrever um livro e publicá-lo por exemplo, na Amazon, e vendê-lo. Seu investimento inicial é relativamente baixo mas pode gerar, com o tempo, uma renda passiva pela venda do livro ou do conteúdo para internet.
São muitas as opções de criação de renda passiva. Aqui, citamos as principais que poderão ser de grande valia para você começar a pensar para o seu futuro. Afinal, é bom ganhar uma renda sem ter que suar para consegui-la!