Nas redes sociais, existem diversos vídeos que tratam no uso de milhas aéreas para que pessoas consigam fazer renda extra todos os meses. Segundo os vendedores de curso, isso pode ser feito, inclusive, por quem tem um cartão de crédito com pouco limite. Contudo, especialistas demandam cautela na hora de fazer essas operações.
Por isso, hoje vamos entender como funciona o processo de venda de milhas aéreas, além de entender se é possível, ou não, fazer uma renda extra com esse tipo de produto.
Vendendo as milhas aéreas
Existem diversas formas de arrecadar milhas aéreas e, com isso, conseguir viajar pagando um preço bem menor na passagem aérea. Na prática, as empresas da aviação usam as milhas como forma de fidelizar clientes, dar benefícios e gerar um ar de exclusividade para o passageiro. Mas muita acabou usando o produto como forma de renda.
Atualmente, existem três principais fontes de milhas aéreas:
- Cartão de crédito que pontua bastante
- Compras em sites parceiros, caso a compra seja feita pelos hotlinks dos programas de pontos e milhas aéreas
- Assinatura de clubes, que dão uma certa quantidade de pontos mensal, em troca de uma mensalidade acordada na hora da contratação.
Na prática, os clientes conseguem, em alguns períodos, movimentar dos programas de pontos para os programas de milhas aéreas com uma bonificação de pontos. Influencers usam esses momentos para afirmar que há a possibilidade de lucro “seguro” e “vitalício”, o que nem sempre pode ser verdade.
Segundo especialistas, não há crime financeiro na venda dos cursos de milhas aéreas com essa finalidade. Isso porque não são considerados pirâmides financeiras. Contudo, os cursos podem se enquadrar no crime de “propaganda enganosa”, segundo especialistas, por afirmam que existe uma forma fácil e simples de fazer renda extra com as milhas.
Cuidados que o cliente precisa tomar
Caso você queira fazer a compra e a venda de milhas aéreas com o intuito de ter uma renda extra, especialistas sugerem cautela. Isso porque não é tão simples assim ganhar dinheiro nesse mercado, de modo que é preciso ter paciência, um certo montante de dinheiro e as plataformas ideais para isso.
Por isso, o processo de compra e venda pode ser feito normalmente. Existem diversos sites que compram as suas milhas pagando bons valores para isso, como a HotMilhas. Contudo, é importante entender que nem sempre há promoções disponíveis para bonificação de milhas.
Além disso, evite fazer assinaturas de planos de milhas aéreas caros, que não se encaixem no seu orçamento. Isso porque, em caso de não pagamento da fatura, o cliente cai no rotativo do cartão de crédito, com juros exorbitantes.
Por fim, alguns programas de milhas aéreas impedem que clientes vendam suas milhas, sob a pena de expulsão do programa. Com isso, é sempre importante ler todos os regulamentos, entender os custos das transações e, principalmente, não se endividar na promessa de ter retornos rápidos.