Aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios pagos pelo INSS têm direito a uma carteirinha virtual que dá descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros. Em um cenário como o atual, conseguir remédios com descontos é um grande benefício! Por esse motivo, veja abaixo mais detalhes sobre o assunto.
Aumento do preço de remédios
O aumento do valor dos medicamentos no país não é de hoje. Em 10 anos, por exemplo, o preço dos remédios subiu 76,79%, abaixo da inflação acumulada, de 90,24%, de acordo com dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos.
Além disso, durante a pandemia da COVID-19, um aumento considerável também pôde ser identificado. No acumulado dos anos de 2021 e 2020, os medicamentos subiram em média 3,75%. Isso aconteceu enquanto a inflação geral no Brasil saltou para 15,03%. Isso representa que, apesar de tudo, o aumento no preço dos remédios foi menor do que o aumento registrado em alimentos e transportes.
Em adição, além do aumento anual autorizado pelo governo, que entrou em vigor no dia 1 de abril, outros aumentos ainda podem acontecer ao longo do ano. Por exemplo, os preços podem subir ainda mais devido as novas alíquotas do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadoria e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
Essa alíquota é determinada para compensar os gastos e a limitação do tributo estatal referente a combustíveis e energia – que resultam em produtos mais caros, nessa caso, os medicamentos. No final do ano de 2022, 12 estados elevaram as alíquotas de ICMS sobre diversos produtos. Isso foi feito para compensar o corte no imposto sobre combustíveis e energia elétrica.
Leia também: INSS: Governo Federal deve aplicar mais de R$ 62 bilhões em benefícios para essas pessoas
O que é o Meu INSS+?
O Meu INSS+ é um clube de vantagens do INSS. Ele é fruto de uma parceria entre o Ministério da Previdência, o INSS e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal. Dessa forma, seu objetivo é disponibilizar serviços aos usuários, correntistas ou não.
A Portaria que institui a carteira do beneficiário e o Meu INSS+ foi assinada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, durante cerimônia de lançamento ocorrida no auditório do INSS, em Brasília. De acordo com o ministro, pelo menos 19 milhões de pessoas terão acesso aos descontos oferecidos. Além disso, ele também destacou que bancos privados já mostraram interesse em participar da parceria. Para completar, ele afirmou que alguns benefícios na área de farmácia têm desconto de até 70%.
Dessa forma, o serviço implementado pela Dataprev, agregou serviços e descontos já consolidados nos bancos públicos federais. Assim, isso inclui descontos em:
- Cinemas;
- Shows;
- Academias;
- Lojas;
- Viagens;
- Telemedicina;
- Farmácias;
- Exames;
- Orientação nutricional;
- Assistência residencial;
- Outros.
Fonte: Agência Brasil
Leia também: Novos pagamentos do Bolsa Família acontecem essa semana: Veja calendário atualizado
Quem tem direito?
No caso do Banco do Brasil, ele oferece os benefícios até para quem não é correntista. Entretanto, a Caixa está disponibilizando, neste momento, somente para os segurados que recebem seus vencimentos pela instituição financeira. Assim, para esse grupo, as vantagens oferecidas contemplam:
- Cartão de Crédito CAIXA Sim Elo;
- Seguro Vida Sênior;
- Seguro Residencial Fácil;
- Cartão de débito Elo e conta corrente;
- Benefícios no Programa Dotz.
Sendo assim, a orientação é que os beneficiários acessem o site dos bancos para verificar quais estabelecimentos oferecem descontos. A seguir, é só procurar o estabelecimento e mostrar a carteira do beneficiário para ter acesso ao desconto.
Leia também: Oportunidade: confira as VAGAS DE EMPREGO abertas em todo o país!
Como utilizar o Meu INSS+
Como emitir a carteira do beneficiário:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
- Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
- Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar’;
- Pronto, estará disponível a carteira do beneficiário.
Ao entrar no aplicativo e clicar na carteira do beneficiário, o usuário terá em mãos uma carteira virtual com sua identificação e um QR code, que vai mudar mês a mês. É com esse dispositivo de segurança que as informações do segurado serão checadas.
Benefícios para beneficiários do INSS
De acordo com a Caixa, as vantagens incluirão descontos de até 75% nas compras em farmácias. Além disso, preços mais baixos em consultas, exames, orientação nutricional e assistência residencial. Em adição, estão incluídos um cartão de crédito com a bandeira Elo, controlada pelo banco em parceria com Bradesco e Banco do Brasil. Bem como, o cartão de débito Elo, duas linhas de seguros e a conta corrente, além do programa de pontuação Dotz.
Para completar, nos cartões Elo, serão concedidos os descontos em farmácias, e de até 50% em ingressos de cinema e pipoca, entre outros. Dessa forma, o Cartão Sim Elo terá cinco benefícios adicionais, ligados a seguros e ao Clube Elo Mania. Na plataforma Elo Flex, haverá ainda acesso a outros benefícios.
Dessa forma, no Dotz, que permite o acúmulo de pontos a partir de compras em determinadas lojas físicas e virtuais, existirá uma promoção pelos próximos 30 dias. Nessa promoção, os beneficiários do INSS que tenham cartão de crédito da Caixa vão receber 100% de bônus nos pontos resgatados em transferências para a Dotz. O limite é de 10 mil pontos.
Por fim, a Caixa oferecerá um seguro de vida sênior, com descontos em consultas, exames e farmácias, e o residencial fácil, com coberturas contra incêndio, roubo, despesas de aluguel e assistências. Na conta corrente, o banco dará isenção da cesta de serviços por três meses para aposentados e pensionistas que tenham ou queiram abrir contas na Caixa.