O possível relator do programa Renda Cidadã disse que só vai apresentar os detalhes do programa depois da aprovação do ministro da economia, Paulo Guedes. O senador Márcio Bittar disse que está esperando por conselhos do ministro.
Bittar é o relator que vai poder colocar o programa em uma das propostas de Emenda à Constituição (PEC). Ele participou de um café da manhã com o presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (5).
Aliás, quem também estava nesse café da manhã foi o presidente da Câmara Rodrigo Maia. Eles discutiram o tema. Mas quando saiu desse evento, Bittar se limitou a dizer que só vai apresentar o projeto quando o ministro da economia aprovar.
E o fato é que Bittar e Paulo Guedes terão uma reunião ainda nesta segunda-feira (5). Dessa forma, considerando aquilo que ele falou, pode ser que o programa passe por uma apresentação até o final deste dia.
Mas vale lembrar que não há qualquer tipo de confirmação sobre isso. De acordo com informações da imprensa, uma ala do governo deseja que o presidente anuncie o programa antes das eleições, mas só explique de onde vai tirar o dinheiro depois do pleito.
Renda Cidadã
Mas o fato é que esse segundo ponto é visto como extremamente importante para o mercado. De acordo com as informações de bastidores, há uma preocupação com uma possível quebra do teto de gastos. Recentemente, o vice-presidente Hamilton Mourão ventilou essa possibilidade.
No início da última semana, o senador Bittar disse que o governo poderia tirar dinheiro do Fundeb para a manutenção do Renda Cidadã. Mas essa proposta recebeu tantas críticas que o próprio ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que isso não vai mais acontecer.