Antes de mais nada, queremos perguntar a você: Sabe o que são as relações interpessoais no trabalho? Sabe como manter boas relações interpessoais na empresa e sua importância para garantir um ambiente de trabalho com mais qualidade? É importante compreender que as relações interpessoais no trabalho interferem diretamente em sua vida cotidiana. Do mesmo modo que, permite que você consiga lidar de forma mais acertada no mundo a sua volta e com os seus colegas e superiores. Para te ajudar, o Brasil 123 separou hoje, diversas informações interessantes. Confira agora mesmo.
O que são as relações interpessoais no trabalho?
As relações interpessoais no trabalho são os vínculos que se criam com todas as pessoas que pertencem ao ambiente de trabalho. Assim, todas as pessoas que você tem contato em função do seu trabalho fazem parte de suas relações interpessoais. Podendo ser: superiores, colegas de trabalho, fornecedores, clientes, profissionais da limpeza, porteiros, ascensoristas, dentre outros.
Por que é tão importante saber se relacionar?
Acima de tudo é preciso entender que as relações interpessoais são muito importantes para criar um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo. Do mesmo modo que é possível classificá-las em relações interpessoais boas ou ruins, e acima de tudo, entender que esta classificação representa a diferença entre adoecer ou não no mundo do trabalho.
Quando as relações interpessoais são ruins?
Quando o clima organizacional é pesado, estressante, quando vivemos em um ambiente rodeado de fofocas, tentativas de “puxar o tapete”, tratamento grosseiro!
Todo o ambiente de trabalho, antes de mais nada, possui baixos níveis de estresse. Neste sentido, sabe-se que muitas vezes um pouco de estresse é necessário para a obtenção de resultados satisfatórios. Estudos indicam que o estresse em níveis normais, são benéficos para o desempenho pessoal na empresa.
Entretanto, em um ambiente de trabalho onde o assédio moral está presente, com certeza estará longe de alcançar resultados positivos. Em outras palavras, o assédio moral significa a exposição sucessiva de uma pessoa ao constrangimento e humilhação. Este fato pode, por vezes, não ser visível, mas estar presente em atitudes, gestos e comportamentos. Do mesmo modo que é preciso nos policiar para que não sejamos nós os praticantes do assédio moral.
As boas relações de trabalho
Geralmente empresas preocupadas com as boas relações interpessoais têm o hábito de medir o clima organizacional constantemente. Neste sentido, as empresas procuram possuir políticas claras e divulgadas em toda a empresa. Assim, todos os funcionários sabem das regras de tratamento, comportamento e ética que organizam as relações.
Boas relações interpessoais não significam que na empresa todos são amigos, ou seja, todas as pessoas que você tem contato em função do seu trabalho.
Desta forma, não podemos tratar e ser tratados como membros da família no ambiente do trabalho!!
Dicas para uma boa relação no mundo do trabalho
- Trate a todos com cordialidade e respeito. Não interessa se estão em um cargo abaixo do seu. Apenas seja educado, mesmo se o outro não for educado com você!
- Estabeleça limites claros. Caso aconteçam situações que te desagradam fale imediatamente delas, com a própria pessoa ou com a gerência. Neste sentido, seja educado, mas, evite que o incômodo cresça em você!
- Cuide de sua própria vida e de sua produção. Agindo desta forma, você evita estar constantemente comentando sobre a vida das outras pessoas, disseminando fofocas e fazendo comentários maliciosos.
- Contribua com as atividades que acima de tudo, diminuam o estresse, sempre!
Siga essas dicas e garanta um ambiente de trabalho melhor fazendo a sua parte. Definitivamente é possível concluir que você estará garantindo um ambiente melhor para todos.
Essa atitude, conta pontos para você dentro da empresa!!!