Nem sempre nos damos conta de que estamos em um relacionamento tóxico ou abusivo. Ele pode vir devagar, de forma com que quase não se perceba. Quando se nota o que está acontecendo, pode ser tarde demais. Ter maturidade para cortar essas relações desde cedo é extremamente importante para a saúde mental. Mas, como realmente identificar se estou em um relacionamento abusivo? Continue a leitura para saber mais sobre!
O que é um relacionamento tóxico?
Ele ocorre através da tentativa de tentar controlar o parceiro, querendo definir como se veste e aonde vai. No começo, parece apenas uma forma de proteger, um cuidado carinhoso. Entretanto, com o passar do tempo fica ainda mais extremista.
Observe, a seguir, alguns sinais de que você faz parte de um:
1. Crítica desmedida
A única coisa que seu parceiro sabe fazer é criticar, não consegue encontrar elogios em nada do que você faz. Pode parecer apenas uma piada em que se ignora e segue em frente, mas às vezes elas podem passar dos limites.
Tente mudar isso ao conversar com o outro. Caso não mude, há a alternativa de realizar terapia para casais. Dessa forma, ele / ela poderá ver onde está errando e como essas atitudes podem machucar. Se mesmo fazendo tudo isso ainda não mudar, deve-se tomar medidas mais drásticas e se pensar em um término.
2. Estupro marital
O estupro marital ainda não é tão abordado como deveria, talvez você mesmo (a) que está lendo não sabe o que significa. Quem é que nunca ouviu uma colega ou parente dizer que acordou com o marido “transando” com ela? Ou então aquela seguinte frase machista “se é minha namorada, que mal tem?” ?
Transar com alguém ou obrigar a fazer sexo com base em chantagens emocionais faz parte de características de relacionamento tóxico. Vale ressaltar que isso é contra lei e quem comete o ato está sujeito à punições. O homem não é dono do corpo da mulher para violar apenas por ser namorada ou esposa!
3. Traições ou paqueras
Todos os casais colocam limites sobre o que é considerado traição ou paquera com outras pessoas. Entretanto, enquanto alguns permitem um relacionamento aberto, a maioria ainda não está adepta. Portanto, se o seu marido ou esposa lhe trai, isso é sinal de um relacionamento tóxico e que pode destruir toda a família. Você não é obrigado (a) a perdoar isso!