O cenário mais recente das ruas do Reino Unido é relatado por extensas filas de carros na espera por um lugar nas bombas de combustível. A aglomeração retrata o medo da população britânica ficar desabastecida. Toda essa situação pode ser exemplificada pela escassez de caminhoneiros na região.
A falta de motoristas profissionais de veículos de grande porte é proveniente dos impactos negativos da cadeia de abastecimento de combustível por todo o território britânico. As dificuldades enfrentadas pela indústria de transporte do Reino Unido levaram o governo a adotar medidas de contenção.
Os acontecimentos recentes podem ser justificados por uma combinação entre os efeitos da pandemia da Covid-19 que ainda assolam o território britânico, junto à saída do Reino Unido da União Europeia, atitude conhecida por Brexit. Estes são apenas alguns dos fatores que justificam a escassez de caminhoneiros.
Em complemento, a associação Logistics UK declarou que seria preciso a colaboração de, aproximadamente, 90 mil motoristas de caminhão para dar seguimento às tarefas e combater gradativamente a escassez provocada pela pandemia, como as alterações fiscais, o próprio Bret, o envelhecimento notável da mão de obra junto a salários reduzidos e condições de trabalho injustas.
Para se ter uma ideia dos efeitos do acontecimento, na última semana a petrolífera British Petroleum (BP), declarou que foi obrigada a suspender temporariamente alguns dos principais postos de abastecimento devido à falta de combustível. Enquanto isso, outras concessionárias ligadas à rede de petróleo Esso afirmaram que um número simbólico dos gastos com gasolina foi afetado.
No último domingo, 26, dezenas de carros formavam filas por diversos postos de combustível de Londres, todos na incerteza sobre a aquisição do produto. Ainda assim, pontos de distribuição específicos reforçaram o recebimento normal destes suprimentos.
De acordo com o governo britânico, não há nenhum problema relacionado à falta de gasolina, e que o único causador da falta do produto se deve ao desespero causado pela população em busca do produto.
Na oportunidade, o secretário de Transportes Shapps, Andrew Marr, declarou que não há problemas quanto à falta de combustível. Por hora basta a sensatez da população para buscar abastecer os veículos somente quando necessário.
O secretário também disse que está trabalhando na implementação de um “grande pacote de medidas”, incluindo a concessão de vistos temporários para caminhoneiros e demais motoristas de veículos pesados.
Esta alternativa tem auxiliado os motoristas de todos os países da União Europeia e que podem ter perdido uma vaga para entrar no Reino Unido em virtude de todo o processo burocrático vinculado ao Brexit.
De agora em diante, todos os detalhes sobre os procedimentos alfandegários causados pelo Brexit tornou as viagens ainda mais caras e demoradas, encarecendo o transporte para crianças. O secretário de transportes britânico informou que a intenção dele não é prejudicar os trabalhadores da classe, apenas promover algum estímulo.