A atriz Regina Duarte, que é apoiadora declarada do ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL), voltou a ser notícia por conta de notícias falsas publicadas nas redes sociais. No Instagram, ela foi advertida por ter publicado uma fake news contra o governo do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em sua conta do Instagram, a atriz compartilhou um vídeo enganoso e em tom alarmista de uma mulher identificada com Karen Moura. Na gravação, a mulher levanta a possibilidade de um “golpe” após o encontro do vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin (PSB) com o economista alemão Klaus Schwab, que é fundador do Fórum Econômico Mundial, considerado um dos principais eventos da área em todo o mundo.
Conforme as informações, o vice-presidente se encontrou com Klaus Schwab em maio deste ano no Palácio do Planalto. Na ocasião, Geraldo Alckmin fez uma publicação dizendo que, no encontro, foram tratados “temas importantes do panorama internacional atual”. “Discutimos as perspectivas de desenvolvimento sustentável no Brasil, como indústria de baixo carbono, bioeconomia e a adoção de novas tecnologias para a transição verde”, publicou na oportunidade.
Após o encontro, foram divulgadas inúmeras postagens que distorciam o teor da reunião com teorias sobre o Great Reset, Grande Reinício em tradução livre, e a Agenda 2030. O Great Reset é conhecido por ser uma proposta de economia verde que acabou sendo destorcida por apoiadores de Bolsonaro, que dizem que o projeto tem como plano a dominação global. A Agenda 2030, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), também é uma iniciativa com viés sustentável.
No vídeo replicado por Regina Duarte, a narradora diz que o objetivo principal dos “globalistas” é reestruturar o tabuleiro internacional de modo a transformar o Ocidente em um “grande bloco econômico, controlado por poderosos que ditam as regras econômicas e sociais, muito disso nos moldes chineses”.
Por conta da publicação, o Instagram marcou o post como enganoso, dizendo que a “informação é parcialmente falsa”. Não suficiente, a rede social relatou que o material foi analisado por “verificadores de fatos independentes” que constataram que haviam na publicação “algumas imprecisões factuais”.
Regina Duarte já foi advertida anteriormente
Essa não foi a primeira vez que a atriz foi advertida pelo Instagram. Assim como publicou o Brasil123, a plataforma, inclusive, já chegou a colocar um alerta para quem tentar seguir o perfil da atriz pelas reiteradas “informações falsas” replicadas por ela. Na rede social, ela já duvidou que o povo yanomami esteja passando fome e publicou mentiras sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19 – ela também já levantou suspeitas, sem provas, da lisura do processo eleitoral brasileiro.
Leia também: Depois de cancelar jantar com príncipe saudita, Lula afirma que vai convidá-lo para uma reunião