O presidente da Câmara, Arthur Lira, foi homenageado nesta sexta-feira, 3, em um jantar em Brasília. Isso porque ele foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados com votação recorde, 464 votos. No encontro, promovido pelo grupo de empresários Esfera Brasil, Lira afirmou que a reforma tributária é necessária, e deu pistas do que defende.
Isso porque o presidente da Câmara falou que é preciso simplificar a tributação, além de diminuir a carga tributária sobre quem gera emprego. A reforma tributária é uma das pautas principais do novo governo, segundo falas do próprio Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Apesar disso, especialistas dizem que o projeto é demorado e exige paciência, ponto também abordado por Arthur Lira.
O que é a reforma tributária?
O projeto de reforma tributária é um dos maiores desejos dos políticos e economistas brasileiros há anos. Isso porque estudos mostram que a tributação no Brasil é complexa, ineficiente e gera prejuízos grandes a empresas, seja na contratação de profissionais para cuidar apenas de impostos, seja pela falta de pagamento por não conhecimento das regras. Arthur Lira comentou sobre isso no jantar.
Isso porque o presidente da Câmara falou que “a facilitação da vida dos negócios no Brasil tem que estar em 1º lugar, porque é o setor que gera renda, empregos e sustenta a máquina”. Com isso, Arthur Lira defendeu uma menor tributação sobre as empresas. Hoje, o Brasil é um dos países que mais tributa empresas no Brasil.
Por outro lado, ele também reafirmou a polêmica do assunto. Segundo Arthur Lira, “todo mundo tem uma reforma tributária própria“, mencionando os diferentes posicionamentos dos parlamentares em relação aos impostos no país. Nas falas, ainda disse que a Câmara debaterá uma nova âncora fiscal para o país, projeto que precisa ser apresentado pelo Executivo ainda neste ano.
Arthur Lira vai discutir o projeto
Com as falas, Arthur Lira sinalizou de que está em concordância com o governo de Lula em relação à necessidade de uma reforma no sistema tributário brasileiro. Vale lembrar que Jair Bolsonaro, quando foi eleito, prometeu rever os impostos no Brasil. Apesar disso, uma reforma tributária não saiu, apesar das sucessivas diminuições de impostos durante seu mandato, inclusive sobre a gasolina.
Sobre a reforma tributária e a nova âncora fiscal, Arthur Lira disse que “o Congresso vai ter sabedoria para fazer, em harmonia, o caminho político de parceria ombro a ombro, sem invadir o território de ninguém”.
Além de Arthur Lira, vários integrantes do novo governo estavam presentes. Dentre eles, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e Lu Alckmin, segunda-dama do país. Além disso, ministros de Lula também estavam presentes no jantar.
Vale lembrar que as falas de Arthur Lira se somam às de Fernando Haddad, chefe do Ministério da Fazenda. Segundo Haddad, é a intenção do governo enviar, ainda neste ano, uma proposta para reforma tributária no país.