Aconteceu aquilo que muita gente apostava que iria acontecer: em embate entre o Presidente da Argentina, Alberto Fernández e a vice-presidente, Cristina Kirchner. De acordo com as informações de bastidores, tudo isso por causa de uma Reforma no Judiciário.
Acontece que na última semana, a Ministra do Tribunal de Justiça, Marcela Losardo, anunciou que está renunciando ao cargo. Pelas leis argentinas, o Presidente é portanto quem tem o poder de indicar um substituto. E aí vem o grande problema. Quem ele vai escolher?
É que a oposição diz que Cristina sempre tentou “calar o Judiciário” para os seus supostos crimes. Ela responde neste momento por sete processos de corrupção, lavagem de dinheiro e até suborno. Kirchner diz que não tem nada a ver com isso. Então eles temem que ela queira indicar uma pessoa próxima para o cargo.
Mas há de fato um impasse na cabeça de Fernández. Indicar alguém com mais ligação com a sua vice ou indicar alguém mais distante dela? Essa escolha pode fazer total diferença para o resto do seu governo pelos próximos três anos.
É que agora em 2020 os argentinos passarão por uma eleição legislativa. E é justamente essa eleição que vai definir se o Presidente terá maioria no Congresso ou não. Fernández, aliás, teme que essa escolha do ministro acabe não agradando a população.
Fernández e Cristina
O presidente e a sua vice sempre tiveram personalidades muito fortes. Politicamente falando, os dois possuem visões muito diferentes sobre vários assuntos, mesmo sendo os dois de esquerda. Mas eles passaram uma borracha para tentar vencer o então presidente Mauricio Macri na época.
Mas pelo visto essas diferenças não foram embora. A imprensa tenta a todo custo descobrir detalhes sobre a relação dos dois. Mas eles ainda não chegaram em uma conclusão sobre esse processo ainda.
Leia Mais: Pandemia agrava ainda mais a economia da Argentina