O querosene de aviação (QAV) está mais barato no Brasil a partir deste sábado (1º). Isso porque a Petrobras anunciou na última quarta-feira (28) o terceiro recuo consecutivo no preço do combustível.
Em resumo, o preço médio do combustível ficou 0,84% mais barato no país. Aliás, a redução sucede aos reajustes promovidos em agosto (-2,6%) e setembro (-10,4%).
“Conforme prática que remonta os últimos 20 anos, os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras”, explicou a Petrobras.
“Os preços de venda do QAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, acrescentou.
Apesar da terceira redução seguida, o QAV continua acumulando uma forte alta de mais de 63% em 2022, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).
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Passagens podem ficar mais baratas no país?
De acordo com a Abear, cerca de um terço dos custos das companhias aéreas é com combustível. Isso explica a elevação das passagens na primeira metade de 2022, uma vez que as empresas também tiveram que pagar mais caro para continuar com a operação.
Agora, com a terceira redução consecutiva dos preços do QAV, os consumidores torcem para que as passagens aéreas também fiquem mais baratas. Contudo, isso não deverá acontecer com a mesma rapidez.
Na verdade, não há nem garantias sobre a redução dos preços das passagens, visto que há outros fatores que compõem os preços cobrados pelas companhias aéreas.
A saber, a Petrobras comercializa o QAV apenas para as distribuidoras. Assim, cabe às distribuidoras transportar e vender o produto para as empresas de transporte aéreo. Além disso, as distribuidoras também comercializam com outros consumidores finais nos aeroportos ou com revendedores.
“Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento”, informou a Petrobras.
“Importante ressaltar que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV”, acrescentou.
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