Durante o evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, realizado em 11 de abril, Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica, fez importantes anúncios, incluindo a proposta de diminuição das taxas de juros para a contratação de novos créditos.
Dessa forma, essas mudanças têm como principal objetivo beneficiar os empreendedores de um grupo em especial.
Veja quem será beneficiado com essa redução de juros a seguir.
Redução de Juros na Caixa
Assim, conforme divulgado pela presidente da Caixa, cerca de 2,1 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs) serão beneficiadas com a diminuição das taxas de juros.
Desse modo, isso ocorrerá por meio de um acordo estabelecido com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Contudo, esse acordo resultará em uma redução de 33% nas taxas de juros de algumas linhas de crédito.
Ademais, vale lembrar que o banco atualmente oferece pelo menos oito opções de linhas de empréstimo. Essas linhas buscam atender as necessidades de diferentes tipos e tamanhos de empreendimentos.
Além disso, também disponibiliza produtos como maquininhas de cartão e cartões de alimentação ou refeição, oferecidos como benefícios aos funcionários.
Veja também: Brasileiros que pagam CONTA DE LUZ recebem GRANDE SURPRESA
Empréstimos da Caixa para as empresas
Os empréstimos concedidos às empresas pela Caixa ainda estão sujeitos às regras atuais. Dessa maneira, as mudanças propostas por Rita ainda estão em estudo, portanto, sujeitas a alterações.
Todavia, assim que houver uma definição precisa sobre as medidas a serem implementadas, o banco fará um anúncio oficial das novidades.
Por enquanto, é importante compreender que a Caixa está considerando mudanças que podem beneficiar os pequenos empreendedores, sendo essas medidas atrativas para esse segmento.
Veja a seguir o que a Caixa preparou:
- Linha de crédito para capital de giro com taxas a partir de 1,21% ao mês;
- Financiamento para compra de máquinas e equipamentos com taxas a partir de 1,34% ao mês;
- Taxas reduzidas ao contratar o GiroCaixa Fampe, com juros a partir de 1,87% ao mês (especial para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte);
- Primeira anuidade dos cartões de crédito gratuita;
- Convênio de cobrança bancária com desconto de até 30%.
Boa notícia para as micro e pequenas empresas
A medida da Caixa é uma esperança para essas empresas, responsáveis por uma grande parcela dos empregos no país.
Essas companhias são responsáveis por empregar aproximadamente metade dos trabalhadores formais no Brasil. No entanto, nos últimos anos, enfrentaram dificuldades devido ao aumento da taxa básica de juros, conhecida como Selic, que atualmente está em 13,75% ao ano, contrariando as expectativas tanto do mercado quanto do governo.
Entretanto, mesmo quando o crédito foi oferecido anteriormente, muitas empresas fecharam suas portas, pois os programas de incentivo demoraram a ser implementados e os recursos não foram suficientes para atender à demanda, fazendo com que essas empresas não conseguissem se manter devido à alta taxa de juros.
Veja também: CAIXA anuncia linha de crédito SEM AVALISTA para quem tem NOME SUJO; veja como contratar
Dívidas
Com o aumento constante da Selic nos últimos anos, as dívidas se tornaram impagáveis para milhões de micro e pequenos empresários que usaram suas economias e fizeram empréstimos para abrir seus negócios.
Além disso, muitos desses empresários eram trabalhadores que foram demitidos ou deixaram seus empregos e usaram outros meios, como o FGTS, para iniciar seu próprio negócio.
Em junho do ano passado, segundo o Serasa, mais de 5 milhões de pequenas empresas se endividaram com os juros e a inflação, ficando inadimplentes. Vale frisar que esse número foi quase 200 mil empresas endividadas a mais do que no mesmo mês do ano anterior.
Por tal fato, esta medida de redução de juros vem como uma boa notícia para os micro e pequenos empresários.
Veja também: Seu app do CAIXA TEM foi bloqueado? Veja o que fazer