Se você é aquele tipo de pessoa que publica tudo sobre sua vida nas redes sociais, saiba que isso não é favorável para quem está em busca de uma oportunidade de emprego.
A amplitude que os meios de comunicação proporciona podem mostrar muito da sua vida pessoal. Segundo o portal de notícias Estado de Minas, não se deve usar as redes sociais para fazer reclamações contra colegas de trabalho ou funcionários e até mesmo contra o empregador/empresa.
Consequências que as publicações em redes sociais podem gerar
Algumas informações mal interpretadas podem levar à desistência da admissão e até mesmo a demissão, para quem já é contratado.
Segundo a gestora de carreira, Madalena Feliciano, ao portal Estado de Minas, ela orienta que o trabalhador que expõe as reclamações relacionadas ao trabalho nas redes sociais, além de ser antiprofissional, pode ocasionar numa movimentação de ação judicial contra ele. Isso também interferirá no seu ingresso noutra empresa.
Madalena acrescenta na entrevista ao site que o que é postado fica registrado. Conta, ainda, que as redes sociais se tornaram uma extensão do nosso cotidiano no trabalho, na família e na faculdade e isso reflete na concorrência a uma vaga de emprego.
5 dicas para não se prejudicar na hora de postar nas redes sociais
A gestora de carreira Madalena divulgou ao site Estado de Minas cinco dicas importantes para saber postar nas redes sociais sem prejudicar o seu perfil profissional:
- Evitar publicações de baladas e bebedeiras em excesso;
- Não postar opiniões com ofensas;
- Não publicar nada relacionado aos sentimentos de raiva ou insatisfação com o emprego anterior;
- Não publicar assuntos pessoais ou indiretas, pois soam como imaturidade;
- Expor coisas alheias e algumas críticas são vistos como desnecessários.
É importante lembrar que essas dicas são necessárias pois, no contexto tecnológico em que estamos inseridos, é muito comum que empresas façam uma busca dos perfis dos trabalhadores nas redes sociais.
Mesmo que as redes sociais sejam de caráter social e que você publique as informações fora do horário de trabalho, quando isso é exposto você permite que outras pessoas saibam sobre aquela opinião sua ou aquele seu modo de encarar e viver. Por meio das publicações pode ser avaliado os tipos comportamentais e as interpretações podem ser diversas e prejudiciais na conquista de uma vaga de emprego.
Veja também: Saque-aniversário do FGTS: Saiba como funciona e como pedir